Dez em cada dez jogadores do Corinthians admitem que estão com as duas mãos na taça do Campeonato Brasileiro de 2015. Mas quais serão as mãos que, no fim, farão o gesto da conquista?
No Corinthians, desde sua passagem anterior, Tite promove o revezamento da braçadeira de capitão. Neste Brasileirão, 11 jogadores dividiram a responsabilidade em 33 rodadas. Cássio, Renato Augusto e Jadson, que estão entre os principais destaques da campanha, foram os que mais vestiram a tarja.
Questionado pelo LANCE! nesta quarta-feira, após entrevista coletiva, o meia Renato Augusto deu seu voto.
– O capitão é o Ralf. Pode haver um revezamento da faixa, mas ele é nosso capitão. Acho que, se a taça vier, ele merece levantar. É justo! – opinou o camisa 8 corintiano.
Ralf não está no topo dessa lista porque, em dado momento, amargou a reserva de Cristian e de Bruno Henrique. Depois, porém, aproveitou a brecha das lesões dos dois para retomar a vaga e sua liderança dentro e fora de campo. Até então, desde 2010, ele nunca ficara no banco.
Mesmo que Tite defina o responsável por simbolizar o título, o gesto não será feito neste fim de semana. Se vencer o Coritiba no sábado, o Corinthians poderá comemorar o Hexa “do sofá”, caso o Atlético-MG não vença o Figueirense no domingo. A oficialização, então, ocorrerá no duelo seguinte, contra o Vasco, no Rio de Janeiro. Para a torcida, a comemoração será no clássico contra o rival São Paulo, no dia 22 de novembro. É provavelmente nesse jogo que o escolhido do treinador fará as honras.
Apesar de Tite minimizar quem é o principal líder e destacar a importância de todos do elenco, o homem que levanta a taça tem sua lembrança especial em cada conquista. Em 1990, o ex-meia Neto foi o capitão do primeiro título brasileiro. Já no bi de 98/99, o ex-zagueiro paraguaio Carlos Gamarra e o ex-volante colombiano Freddy Rincón eram quem levavam a braçadeira. No Tetra de 2005, o atacante argentino Carlitos Tevez simbolizou mais um título.
Na última conquista, já sob o comando de Tite, em 2011, o mérito foi dividido entre o ex-lateral-direito Alessandro e o zagueiro Chicão, que hoje atua no futebol da Índia.
– Acho que agora todos vão levantar a taça. Pelo simples fato de no jogo passado ter sido o Jadson, mas no próximo já ser outro. Pode ser o Gil, Cássio, Elias, Renato Augusto... Acho que vai levantar todo mundo pela solidariedade do time – disse o jovem atacante Malcom.
TAÇA DIVIDIDA EM 2011
Depois da saída de Ronaldo e Roberto Carlos, o zagueiro Chicão havia assumido a braçadeira de capitão do Corinthians. No Brasileirão, porém, acabou virando reserva e Alessandro foi o escolhido. Os dois jogadores estavam no clube desde 2008 e eram os mais experientes do elenco na campanha que rendeu o Penta.
Como Corinthians e Vasco chegaram na última rodada com chances de título, o Timão não levantou a taça após o empate por 0 a 0 com o rival Palmeiras, no Pacaembu. No dia seguinte, na festa de premiação da CBF, Chicão e Alessandro levantaram a taça juntos. O lateral, depois, seria o capitão de outros títulos, como a Libertadores e o Mundial, em 2012...
BRAÇADEIRA NO TIMÃO: QUEM MAIS FOI CAPITÃO NO BR-15
Cássio - 5 JOGOS
Renato Augusto - 5 JOGOS
Jadson - 5 JOGOS
Gil - 4 JOGOS
Elias - 4 JOGOS
Ralf - 3 JOGOS
Fagner - 3 JOGOS
Danilo - 1 JOGO
Love - 1 JOGO
Edu Dracena - 1 JOGO
Fábio Santos - 1 JOGO
OS LÍDERES
Cássio
Herói dos títulos da Libertadores e do Mundial, em 2012, o goleiro virou voz ativa no elenco. Tem postura firme e se posiciona em questões com a diretoria e imprensa.
Gil
Desde 2013 no Timão, o camisa 4 é um dos líderes e virou ainda mais referência após convocações para a Seleção Brasileira.
Ralf
Mais antigo do elenco, volante tem o espírito de raça pra ser exemplo de todos no grupo. É um dos ídolos da torcida e tem peso forte no vestiário.
Elias
Desde que voltou, no ano passado, o camisa 7 admitiu que seria o líder do grupo, usando o exemplo de Ronaldo no passado. Sua postura é firme.
Renato Augusto
Craque do time, tem ideia esclarecida e virou referência de conversa sobre o jogo e também sobre o extracampo. Seu bom momento foi premiado com a convocação para a Seleção Brasileira.
Jadson
Camisa 10 é o grande destaque do Timão na temporada e tem status de principal astro da campanha do quase Hexa.