Como foi o Mundial de 2000 do Corinthians?
Timão superou Real Madrid e Vasco para se sagrar campeão do torneio
- Matéria
- Mais Notícias
O Corinthians disputou e venceu o Mundial de Clubes de 2000, sua primeira conquista internacional. O torneio foi disputado no Brasil, e o Timão entrou na vaga do país sede, como campeão nacional vigente.
Além do Alvinegro, sete clubes participaram da competição: Al-Nassr (campeão da Supercopa da Ásia de 1998), Manchester United (campeão da Champions League de 1999), Necaxa (campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF de 1999), Real Madrid (campeão da Copa Intercontinental de 1998), Raja Casablanca (campeão da Liga dos Campeões da África), South Melbourne (campeão da Liga dos Campeões da Oceania de 1999) e Vasco (campeão da Libertadores de 1998).
QUAL ERA O FORMATO DO CAMPEONATO?
O Mundial de 2000, o primeiro organizado pela Fifa, tinha dois grupos de quatro times cada. O grupo A foi formado por Al-Nassr, Corinthians, Raja Casablanca e Real Madrid. A outra chave teve Necaxa, Manchester United, South Melbourne e Vasco.
O grupo A foi liderado pelo Corinthians, com sete pontos, que venceu o Raja, o Al-Nassr e empatou com o Real Madrid. No outro grupo, o líder foi o Vasco, que derrotou South Melbourne, Necaxa e Manchester United.
O regulamento da época previa que o primeiro de cada grupo disputasse a final. Então, Corinthians e Vasco se classificaram, e o Real Madrid enfrentou o Necaxa na disputa de terceiro lugar.
JOGO MARCANTE DO CORINTHIANS
A segunda partida do Timão no Mundial de Clubes foi contra o poderoso Real Madrid. O jogo terminou 2 a 2, e o Timão saiu perdendo, virou e sofreu o empate na reta final do segundo tempo. Os gols foram marcados por Edílson (2) e Anelka (2).
Quando o placar estava empatado em 2 a 2, o goleiro Dida defendeu pênalti cobrado pelo atacante Anelka. Outro lance marcante envolveu Edílson, que aplicou caneta no zagueiro Karembeu.
+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF
FINAL
Na grande decisão do Mundial de 2000, Corinthians e Vasco empataram por 0 a 0 e a partida foi decidida nos pênaltis. O Timão venceu por 4 a 3: Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram, e Marcelinho Carioca desperdiçou. No Cruzmaltino, Romário, Alex Mineiro e Viola acertaram as penalidades, enquanto Gilberto e Edmundo perderam.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias