Corinthians atualiza situação médica de Adson, Balbuena, Renato Augusto, Paulinho e outros atletas
Responsável pelo núcleo de saúde e performance do Timão, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti detalhou o processo de recuperação de todos que estão no DM do clube<br>
- Matéria
- Mais Notícias
No momento em que o Corinthians está novamente com o departamento médico cheio, o clube atualizou a situação clínica dos jogadores que estão ‘de molho’ nesta reta final de temporada. O líder do departamento de saúde e performance corintiano, Bruno Mazziotti, detalhou o estado que estão os seguintes atletas: Balbuena, Maycon, Xavier, Renato Augusto, Adson, Gustavo Mosquito e Júnior Moraes.
Relacionadas
+ Confira detalhes da terceira camisa e a nova linha do Corinthians em alusão ao Mundial do Japão
Ainda que alguns desses atletas apresentem evolução nos seus processos de recuperação, nenhum estará disponível para o duelo deste sábado (29), contra o Goiás, no estádio da Serrinha, em jogo remarcado da 32ª rodada do Brasileirão.
Entre todos, o que mais preocupa é Mosquito, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no jogo contra o Fluminense, na última quarta-feira (26), passará por cirurgia e tem o seu período de retorno previsto somente daqui nove meses, perdendo assim o restante desta temporada e todo o primeiro semestre do ano que vem.
ADSON E XAVIER
Tem apresentado um processo rápido de recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda, sofrida nos minutos finais da decisão da Copa do Brasil, contra o Flamengo, há duas semanas. Segundo Mazziotti, o processo previsto de recuperação era de 20 dias, mas a evolução foi mais rápida do que a esperada e, com isso, a tendência é que o jogador já volte a treinar com bola na semana que vem.
- Estamos adiantando o processo em função dessa resposta. Então a gente tem a oportunidade de encontrar o Adson na semana que vem entrando em uma fase de treinamento com o grupo, que é onde colocamos o critério de liberação total para volta aos jogos - destacou Bruno Mazziotti.
Assim como Adson, Xavier tem retorno previsto para os próximos dias. Desde a semana passada, o volante recupera de uma tendinite no joelho esquerdo, mas apresenta evolução e tudo indica que ele retorne aos treinos na semana que vem e também volte a ficar à disposição da comissão técnica neste período. No entanto, o atleta tem contrato até janeiro do ano que vem, e o Timão já sinalizou que não renovará com ele.
BALBUENA E RENATO AUGUSTO
A dupla deixou o campo durante a derrota para o Fluminense, na última rodada do Campeonato Brasileiro, com problemas semelhantes na região posterior da coxa direita. De acordo com o líder do departamento de saúde e performance do Corinthians, o problema tem a ver com a sobrecarga de jogos e o fato da temporada estar chegando ao seu final. Ainda assim, a tendência é que a dupla volte a treinar com bola já na semana que vem.
- Não há lesão grave, ruptura muscular, mas um reajuste por uma fadiga muscular ocasionada pelo número de jogos. Então, na semana que bem a gente tem a chance de contar esse atletas já em uma fase de volta de treinamento com o grupo, ainda em forma parcial, para depois haver a recuperação total - ressaltou Mazziotti.
MAYCON
Fora do último jogo para ficar cumprindo um cronograma de condicionamento físico, o camisa 5 é o que mais tinha chances de voltar neste fim de semana, mas seguirá o seu processo para entrar em forma.
Entre julho e o início de outubro, o meia ficou parado para tratar uma fratura no segundo dedo do pé esquerdo. O atleta voltou há duas semanas, mas passa por um processo de retorno aos poucos, que o tirará de alguns compromissos do Timão. Titular na semana passada, contra o Santos, ele ficou de fora contra o Fluminense e também será ausência contra o Goiás para chegar cada vez mais ao seu nível na parte física.
- Atletas que vem desse tipo de lesão a gente tem cuidado maior, porque a gente tem critérios de evolução. O Maycon veio, foi liberado, voltou a jogar, tem a sequência de jogos, quatro, cinco jogos, a gente tirou o Maycon agora pra poder recondicionar um porquinho, na nossa avaliação a gente percebeu que o atleta tem que trabalhar um pouco o mais o condicionamento físico para ter uma maior performance dentro do jogo - disse o fisioterapeuta responsável pelo núcleo de saúde e performance do Timão.
A ideia é que na semana que vem o volante já esteja treinando com o grupo e fique à disposição dos últimos compromissos do Corinthians em 2022.
PAULINHO E MOSQUITO
Ambos tiveram lesões de ligamento, mas em momentos diferentes. Com a ruptura na região colateral do joelho esquerdo em maio, Paulinho tem apresentado um processo de recuperação satisfatório, o que faz com que o clube cogite ter o jogador no início da próxima temporada.
- Processo de evolução de forma muito satisfatória. Quase cinco meses da cirurgia, está em uma fase de bastante treinamento no campo, vem respondendo de forma muito boa . A gente tem a preocupação de trabalhar com ele pouco mais de inserção ao campo a cada semana, para que ele interrompa isso nas férias, faça trabalho de manutenção e no início da próxima temporada ter o atleta muito próximo de trabalho com o grupo e te ele na temporada seguinte, que é muito importante - trouxe Bruno Mazziotti.
Já Mosquito sofreu a lesão na última quarta-feira (26), contra o Flu, e agora passará por todo um processo de operação, que deve acontecer nos próximos dias, com o Dr. Joaquim Grava.
A maior preocupação do núcleo de saúde e performance corintiano é com a parte psicológica do jogador que passará por um período de até nove meses sem poder atuar.
- A nossa preocupação é cuidar da questão psicológica do atleta, para que ele supere o processo de recuperação que é sempre longo e doloroso, buscar força e focalizar toda a sua energia para uma recuperação rápida e plena, que faz parte de um processo longo, que pode durar até nove meses - ressaltou Mazziotti.
JÚNIOR MORAES
O atacante não joga desde a segunda quinzena de agosto, por conta de um problema na coxa direita, e está sendo preparado para a próxima temporada. Moraes tem até treinado com o grupo e participando de algumas preparações para jogos, o que pode fazer com que ele seja relacionado ou até entre alguns minutos no fim da temporada, mas isso vai depender do processo de evolução do atleta.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias