Corinthians não perde do Boca Juniors-ARG em São Paulo há 75 anos
Derrota por 6 a 2 em amistoso foi a única do Timão para o clube o argentino como mandante na história
Contra o Boca Juniors, nesta terça-feira (26), pela terceira rodada do grupo E da Libertadores, o Corinthians buscará manter um tabu de 75 anos sem perder do clube argentino jogando em São Paulo.
> GALERIA - Confira o retrospecto do Corinthians contra o Boca
> GUIA - Tudo sobre o Timão na Copa Libertadores
> TABELA - Confira a tabela e simule os jogos da Libertadores
A última, e única, vez que o Timão foi derrotado pelo Boca como mandante aconteceu no dia 8 de janeiro de 1947, em um amistoso no estádio do Pacaembu, onde os Xeneizes bateram o clube alvinegro por 6 a 2.
Servílio marcou um dos gols mais rápidos da história corintiana, aos 27 segundo de partida, mas não foi o suficiente para parar a dupla Mario Boyé e Pío Corcuera, que marcaram cinco dos seis gols do Boca Juniors naquela goleada.
Aquela partida era a segunda entre as equipes na história. Antes, a primeira havia ocorrido em fevereiro de 1935, em um amistoso no Parque São Jorge, onde o Timão venceu por 2 a 0, onde os Xeneizes deixaram o gramado aos 20 minutos do segundo tempo, contrariados com a marcação de um pênalti que poderia resultar no terceiro gol corintiano.
Portanto, a derrota por 6 a 2, quase 12 anos mais tarde, seria o primeiro jogo entre Corinthians e Boca Juniors com início, meio e fim.
Após a goleada sofrida em 1947, o Timão recebeu o Boca em casa outras seis vezes, cinco no estádio do Pacaembu e uma no Morumbi. Na Neo Química Arena, local da partida desta noite, os dois times se enfrentarão pela primeira vez, já que o último confronto entre eles ocorreu em 2013, um ano antes da inauguração da casa corintiana em Itaquera.
Em 15 jogos na história entre os times, o Corinthians venceu quatro, empatou cinco e perdeu seis. Em partidas oficiais, são três triunfos, quatro igualdades e quatro reveses.
Pela Libertadores, os times se enfrentaram seis vezes. As primeiras pelas oitavas de final da competição em 1991, com classificação dos argentinos após venceram em casa, por 3 a 1, e empatarem em São Paulo, por 1 a 1. Em 2012, Corinthians e Boca fizeram a final da Liberta, com o Timão garantindo o título inédito, após empatar em 1 a 1, no La Bombonera, e vencer por 2 a 0, no Pacaembu. No ano seguinte, no entanto, os dois times se cruzaram nas oitavas de final, com o Boca vencendo em Buenos Aires, por 1 a 0, e o jogo de volta, com mando corintiano, terminando empatado em 1 a 1, em um duelo que ficou marcado por uma arbitragem polêmica do paraguaio Carlos Amarilla.
No Brasil, Corinthians e Boca Juniors se enfrentaram oito vezes, todas em São Paulo. O Timão venceu três jogos, os Xeneizes um e os outros cinco terminaram empatados.