Corinthians pode ser punido pela Conmebol após torcedores queimarem dinheiro contra o Newell´s
Conmebol também investiga atos racistas da torcida do Newell´s durante a classificação do Corinthians às quartas de final da Sul-Americana
- Matéria
- Mais Notícias
A Conmebol vai analisar imagens de torcedores do Corinthians queimando notas de pesos argentinos na partida contra o Newell´s Old Boys, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, no estádio Marcelo Bielsa.
Relacionadas
+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF
Caso veja necessidade, a Unidade Disciplinar da Conmebol pode abrir um Expediente Disciplinar contra o Corinthians. O período de análise esperado para esses casos é de 48 horas desde o dia da partida, ou seja, a diretoria alvinegra saberá até quinta-feira (10).
O Timão pode ser enquadrado no artigo 10.2, item D, do Código de Disciplina da entidade, que diz: "O uso de gestos, palavras, objetos ou outros meios para transmitir qualquer mensagem inadequada em um evento esportivo, principalmente se for de natureza política, ofensiva ou provocativa".
Caso seja enquadrado, a punição ao Corinthians pode variar desde uma advertência a uma multa.
O Corinthians foi punido na temporada passada por um caso parecido, no empate por 1 a 1 com o Boca Juniors, pela fase de grupos da Libertadores. Na ocasião, torcedores corintianos rasgaram pesos argentinos na Bombonera, e o clube alvinegro foi multado em 30 mil dólares (R$ 163 mil à época).
CASO DE RACISMO EM ANÁLISE
A Conmebol também está analisando os atos racistas cometidos por torcedores do Newell´s Old Boys na partida contra o Corinthians. A multa mínima estabelecida pela entidade para casos de racismo é de 100 mil dólares, além da possibilidade de portões fechados.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra alguns torcedores da equipe argentina gritando “mono” (macaco em espanhol) e fazendo gestos racistas em direção à torcida do Timão dentro do Estádio Marcelo Bielsa. O Corinthians se posicionou em suas redes sociais repudiando os atos racistas.
+ Veja tabela e datas das oitavas de final da Sul-Americana
Durante o intervalo, torcedores de ambas equipes brigaram nas arquibancadas do estádio Marcelo Bielsa. A barreira que separava as duas torcidas cedeu, e torcedores dos dois clubes entraram em confronto. Pedras e outros objetos também foram arremessados.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias