menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Democracia Corinthiana: quais jogadores estavam no elenco?

Iniciativa política, que surgiu dentro da equipe, continua como uma das mais emblemáticas da história do país 

Democracia-Corinthiana-aspect-ratio-512-320
imagem cameraMovimento, que durou de 1982 a 1984, foi encabeçado por jogadores consagrados (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/02/2025
13:43

  • Matéria
  • Mais Notícias

Confira quais os jogadores que participaram do elenco do Timão durante a época do movimento Democracia Corinthiana. A iniciativa política, que surgiu dentro da equipe de futebol, continua como uma das mais emblemáticas da história do país. 

continua após a publicidade

Dessa forma, ainda traz grande orgulho aos torcedores, que relembram os heróis que defenderam a camisa do Alvinegro Paulistano e, enquanto isso, lutaram por um Brasil melhor para todos, em meio a uma época de repressão e censura. 

A Ditadura Militar no Brasil durou mais de 20 anos, entre 1964 e 1985, sendo um período sombrio da história do país, tendo em vista todos os episódios que foram vistos, como tortura, censura, controle de informações, perseguições políticas. 

continua após a publicidade

Na época, foi confeccionada a Constituição de 1967, o Congresso Nacional foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e ainda foi criado um código de processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia Militar pudessem prender suspeitos, sem revisão judicial. 

Como todo movimento autoritário e cruel, que resultou inclusive na suspensão de direitos e garantias constitucionais individuais, a Ditadura também enfrentou alguns "contramovimentos". 

continua após a publicidade

Isso porque associações civis, políticas e até esportivas se uniam para combater o regime e pedir a volta da democracia. Foi nesse cenário conturbado que surgiu a Democracia Corinthiana, que não só encabeçou uma mudança em todo o Brasil, mas dentro do próprio clube. 

Como exemplo para o país, o Corinthians teve mudanças estruturais importantes durante a iniciativa. Na época, todos os funcionários passaram a ter o mesmo peso em seus votos e opiniões, como em avaliações sobre contratações, local de concentração e escalações. Além disso, até mesmo regras internas eram definidas de forma democrática. 

Confira os jogadores do Timão durante a Democracia Corinthiana

O movimento, que durou de 1982 até 1984, foi encabeçado por jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon. No entanto, o movimento também tinha apoio do restante do plantel do Alvinegro Paulistano, que era composto por um caminhão de craques. O time então entrou para a história por conta de tudo que apresentou nos gramados e também por conta da sua atuação política forte, em prol da população brasileira. 

Assim, a Democracia Corinthiana e os atletas que participaram dela, de forma direta ou indireta, têm para sempre um lugar de destaque no coração dos alvinegros, já que o espírito revolucionário se confunde também com o que a alma do clube de Parque São Jorge representa até os dias de hoje, já que é o Time do Povo. 

Entre 1982 e 1983, por exemplo, o elenco titular era formado por: Solito, Sócrates, Ataliba, Casagrande, Zenon e Biro-Biro, Mauro, Daniel González, Alfinete, Paulinho e Wladimir. Além disso, tiveram outras escalações de destaque que também fizeram sucesso durante aqueles anos, como: Solito, Alfinete, Mauro, Wágner e Wladimir; Paulinho, Sócrates e Zenon; Ataliba, Casagrande e Biro-Biro, sob o comando do técnico Mário Travaglini. Já em 1984, outro time de peso foi formado, sendo composto, como base, por nomes como Carlos; Édson Boaro, Juninho, Wágner, Wladimir, Biro-Biro, Dunga, Arturzinho (Paulo César), Zenon, Lima e João Paulo. Esses são alguns dos jogadores que fizeram história dentro do Timão, participando da Democracia Corinthiana. 

É importante lembrar que o elenco que esteve presente durante a Democracia Corinthiana não foi somente um destaque fora dos gramados, por sua atuação política, mas também teve sucesso enquanto atuava nos campos do futebol estadual. Isso porque, entre 1982 e 1983, o time conquistou o bi dentro do Campeonato Paulista. Vale lembrar que as competições desse nível eram bastante valorizadas naquela época, com grande importância e sendo disputadas "cabeça a cabeça", tendo em vista toda a rivalidade que era envolvida.

Live Democracia Corinthiana
Live reuniu jogadores que participaram da Democracia Corinthiana (Foto: José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians)

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias