Não bastasse a fase tecnicamente ruim do time e a proximidade da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Corinthians ainda precisa contornar outro problema oriundo das duas últimas partidas antes da "final" contra o Vasco neste sábado na Arena. Tanto no clássico contra o São Paulo no último sábado quanto no duelo contra o Cruzeiro na última quarta-feira, o Timão atuou o segundo tempo inteiro com um jogador a menos por conta de expulsões. A situação gerou ainda mais desgaste ao grupo que precisa lidar com o cansaço da maratona de jogos e a pressão pela ameaça de queda.
A situação preocupa a comissão técnica, sobretudo porque não haverá tempo de recuperação. O único dia de preparação para o duelo contra o Vasco após a derrota para o Cruzeiro será esta sexta-feira, já que na quinta o treino de reapresentação é apenas para tentar recuperar os jogadores. Isso com o time precisando de muitos ajustes e tendo que ser mexido pelos desfalques.
Para a partida que é encarada como uma decisão pelo grupo, o técnico Jair Ventura não poderá contar com Douglas, expulso contra o Cruzeiro no fim do primeiro tempo do jogo no Mineirão por uma sequência de faltas. Ele poderá ser substituído por Araos, que cumpriu suspensão em Belo Horizonte. Contra o São Paulo, foi ele quem foi expulso no fim do primeiro tempo por uma entrada mais dura. Jair Ventura também não terá o atacante Romero, que se apresentou à seleção do Paraguai.
A maior preocupação da comissão técnica é com o aspecto físico dos atletas, principalmente com jogadores mais velhos. Ralf, de 34 anos, Jadson, 35, e Danilo, 39, foram titulares nos dois últimos jogos. Os dois primeiros atuaram praticamente todo o tempo, enquanto Danilo foi a primeira substituição em ambos, atuando por cerca de 90 minutos, mesmo tempo em que o Timão passou com um jogador a menos juntando as duas partidas.
Curiosamente, o desempenho em campo nos dois jogos foi melhor com um homem a menos. A entrada do volante Thiaguinho nos dois jogos deixou a equipe mais dinâmica e combativa e por isso ele também é candidato a ficar com a vaga de Douglas. Mas gerou preocupação no técnico e nos jogadores.
- Tem acontecido isso, é uma preocupação nossa, de jogar bem todo tempo, e não esperar sofrer um gol ou ter jogador expulso para entrar no jogo. Foi motivo de conversa nossa nos dois jogos e esperamos melhorar para não ter mais esses erros - analisou o técnico Jair Ventura.
O Corinthians ocupa a 13ª colocação no Brasileiro com 40 pontos e ficou no lucro na rodada, já que seus concorrentes contra o rebaixamento também não venceram. Encara o Vasco, que tem 38 pontos. É um confronto direto e todos no time esperam que o desgaste seja superado e a equipe inicie forte e não precise sofrer mais.