Não parece, mas o Corinthians já perdeu mais de um time desde o início desta temporada. O atacante Léo Jabá, vendido nos últimos dias ao FC Akhmat Grozny (RUS), foi o 14º jogador a deixar o Timão em 2017.
Além dele, há mais dois jogadores que não retornarão ao Corinthians: o meia Léo Artur e o atacante Claudinho, vendidos à Ponte Preta na negociação por Clayson. Os outros 11 atletas saíram do Timão em 2017 por empréstimo (veja nas imagens acima).
A estratégia do Corinthians é manter os titulares, não ter o elenco inchado (são 34 atletas hoje no grupo, sem contar Cristian) e dar mais rodagem aos jogadores que não teriam espaços com o técnico Fábio Carille nesta temporada. Até agora, o clube tem tido sucesso na missão, mas a janela de transferências do meio do ano aberta preocupa a diretoria.
Em relação aos emprestados, o gerente de futebol Alessandro Nunes diz que eles têm sido monitorados. A ideia é saber o aproveitamento em seus respectivos clubes para avaliar um possível retorno.
- Nós temos um relatório de avaliações bem precisa de minutagem, aproveitamento de atletas, porque são atletas nossos e podem estar de volta. Sempre fizemos isso, vamos avaliando um possível retorno ou não, temos acompanhado todos. A mesma preocupação com os nossos aqui que pouco jogam, também monitoramos os que estão emprestados. Vou dar um exemplo: o Gustavo pouco participou no Bahia (já trocou o Bahia pelo Goiás), e a saída dele foi para que ele tivesse mais oportunidade. Ao contrário do Jean, que teve um primeiro semestre importante no Vasco. Então vamos monitorando - disse Alessandro.
Do elenco que iniciou 2017, o Corinthians ainda não conta com mais um outro jogador. Porém, não por conta de venda ou empréstimo. O volante Cristian foi afastado em março e espera por alguma proposta enquanto treina em horários alternativos no CT Joaquim Grava.
Embora o número de saídas seja grande, o Corinthians está longe de sentir falta de algum jogador. Afinal, já ganhou o Paulistão e é atualmente o líder do Brasileirão. A estratégia, por enquanto, tem dado certo!