Du Queiroz e mais alguém? Chegada de Maycon coloca titularidade de meias do Corinthians em risco
Paulinho e Renato Augusto também têm vaga ameaçada, caso o técnico Vítor Pereira opte por um meio-campo mais leve
- Matéria
- Mais Notícias
O retorno do meia Maycon ao Corinthians, por empréstimo até o fim da temporada, pode colocar a vaga de alguns atletas em xeque no time titular. A chegada do jogador que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, passou pelo crivo do técnico Vítor Pereira, que gosta do atleta, e a tendência é que um jogador seja cortado do meio-campo corintiano para a entrada do novo camisa 5.
Relacionadas
Inicialmente, o meia Du Queiroz, que, assim como Maycon, é cria da base corintiana, é um dos mais ameaçados.
Ainda que tenha atuado como primeiro volante em alguns momentos nas categorias inferiores do Timão, Du despontou como um meia cujo a sua principal característica era o jogo com a bola nos pés, e isso tem se tornado evidente com a baixa participação defensiva do atleta, mesmo atuando como cabeça de área.
> TABELA - Veja a tabela e simule os primeiros jogos da Copa Libertadores
> GALERIA - Confira as estreias do Corinthians na Libertadores
No Campeonato Paulista, o camisa 37, que tem 22 anos, teve menos desarmes que Paulinho e Renato Augusto, que tem 33 e 34 anos, respectivamente, e que atuam em uma faixa de meio-campo mais avançada. De acordo com o Footstast, Du desarmou 14 bolas no Estadual, enquanto Paulinho 15 e Renato 17.
Os números de Du Queiroz no quesito interceptações também não são bons, com o jogador ficando atrás do volante Gabriel, que fez apenas um jogo no Paulistão, em fevereiro, e foi negociado com o Internacional, e do zagueiro Robson Bambu, que fez somente duas partidas no Paulistão.
Nas duas últimas temporadas pelo Shakhtar, Maycon atuou como primeiro volante, mas o atleta admitiu, em sua apresentação no Timão, que não é um atleta de tomar muitas bolas.
- Eu sou um 5 que consegue dar qualidade na saída de bola, mas também aprendi a ter a pegada do meio-campo que precisa pra jogar nessa função. É claro que sistema marca por si as vezes. Não sou o 5 que vai roubar 30 bolas por jogo, mas isso mister sabe, os jogadores mais experientes também sabem, mas estou aqui para ajudar nessa forma – disse Maycon.
Mas, não é somente Du Queiroz que tem a vaga no meio-campo ameaçada. Isso porque o técnico Vítor Pereira está insatisfeito com a intensidade física do Corinthians em jogos onde o clube precisa se impor ofensivamente, e para o início da Copa Libertadores o treinador pode apostar em um meio-campo mais leve, com Maycon e Du atuando juntos, e possivelmente o segundo saindo mais para o jogo.
Com isso, a entrada do novo meia corintiano pode comprometer jogadores mais experientes, como Paulinho e até mesmo Renato Augusto, que têm jogado na segunda linha de quatro corintiana, de forma mais central, mas por terem um estilo de jogo mais cerebral e ofensivo, adicionando a idade mais avançada, têm comprometido a recomposição defensiva do Timão.
Durante a sua apresentação, Maycon falou que atuar ao lado de atletas mais experientes e vencedores foi uma das questões principais para que ele escolhesse retornar ao Timão. O meia também se colocou à disposição para conversar com os atletas mais jovens e vê a disputa por posição tanto com jogadores novos, como Du Queiroz, quanto com peças com mais rodagem, como Paulinho e Renato Augusto, com naturalidade.
- Eu fico muito tranquilo em relação a isso, é o clube que ganha, o importante é o Corinthians ganhar, o torcedor ganhar. Eu estou aqui para ajudar, com o Du (Queiroz) subiu da base para ajudar, com o Renato Augusto, Paulinho, Giuliano voltaram para ajudar. O clube ganha bastante. Não tem a vaidade de não ajudar jogador porque é da função. Se perder, vai perder todo mundo, se ganhar vai ganhar todo mundo, e o objetivo do clube são os títulos, e só seremos vencedores se formos vencedores fora de campo – disse o reforço em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (1º).
Com esses movimentos, o jogador que tem se distanciado cada vez mais da titularidade é Giuliano.
Vítor Pereira já deixou claro que pretende extrair o melhor de cada jogador, e que o camisa 11 é um meia central, e não atleta para jogar pelas beiradas, como vinha acontecendo com o interino Fernando Lázaro, antes da chegada do treinador português.
Mas com a chegada de Júnior Moraes, uma tendência de Vítor Pereira é atuar com centroavantes de maior movimentação no raio ofensivo e poder de fogo.
Róger Guedes voltou a atuar pelas beiradas do campo, e Giuliano tem perdido espaço para Paulinho e Renato Augusto na zona central.
Agora, com a possível entrada de Maycon no time, os espaços no time titular do Corinthians têm ficado mais escassos, e Giuliano tem despontado cada vez mais como um ‘reserva de luxo’ no clube do Parque São Jorge.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias