Ex-presidentes do Corinthians não votaram em reunião que recomendou impeachment
Conselho recomendou o afastamento de Augusto Melo
- Matéria
- Mais Notícias
O Conselho de Orientação do Corinthians (CORI) se reuniu nesta segunda-feira (25) e recomendou a aprovação do impeachment de Augusto Melo do cargo de mandatário do clube. O órgão é formado por ex-presidentes, membros eleitos e conselheiros vitalícios. A votação para a recomendação foi unânime.
Relacionadas
Os ex-presidentes do Corinthians Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Roberto de Andrade não compareceram à reunião que aconteceu no Parque São Jorge e, portanto, não tiveram seus votos contabilizados.
Segundo os opositores de Augusto Melo, não houve nenhum combinado para que os três não fossem à reunião, e o não comparecimento dos ex-presidentes foi uma coincidência, devido a compromissos de agenda.
O único ex-presidente que esteve no evento, e que votou contra a permanência de Augusto Melo no cargo, foi Mário Gobbi.
A votação terminou com 13 votos a favor do afastamento do presidente e nenhum contrário à decisão, mesmo com a presença de conselheiros que apoiaram Augusto Melo durante sua campanha presidencial, no final do ano passado.
Renovação e Transparência
Andrés Sanchez, Roberto de Andrade e Duilio Monteiro Alves foram presidentes do Corinthians na última década. Os dirigentes fizeram parte da chapa Renovação e Transparência, que comandou o Timão por 16 anos, entre 2007 e 2023.
Nas últimas eleições, o cabeça da chapa foi André Luiz Oliveira, que acabou derrotado por Augusto Melo, indicando uma ruptura no cenário político do Corinthians.
A recomendação do CORI
Segundo o CORI, Augusto Melo faz uma gestão temerária em seu primeiro ano como presidente do Corinthians. A principal justificativa é a falta de apresentação de balanços econômicos auditados e de transparência na apresentação de documentos envolvendo a parceria do clube com a ex-patrocinadora, a casa de apostas "Vai de Bet".
Além disso, o órgão reprovou as contas do segundo trimestre da gestão de Augusto Melo. Os membros do CORI argumentam que faltou a apresentação de documentos, além de terem sido apresentadas informações inconsistentes.
Decisão no Corinthians
Nesta quinta-feira (28), o Conselho Deliberativo do Corinthians votará o afastamento de Augusto Melo. Caso uma maioria simples entre os 302 conselheiros decida pelo impeachment, o dirigente será exonerado de forma imediata. O órgão, então, terá até cinco dias para convocar uma assembleia-geral, quando os sócios aprovarão, ou não, a decisão.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias