Ó o gás: perto do ‘time ideal’, Carille comanda treino tático e ajeita Timão
Sob sol forte em mais um dia com dois períodos de atividades, treinador comanda trabalho exigente e indica time titular com volta de Fagner. Pré-temporada já vai chegando ao fim...
- Matéria
- Mais Notícias
Fabio Carille deu um gás na pré-temporada do Corinthians e comandou um treinamento importante na manhã deste sábado, 17º dia da preparação para o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, competições que agitam o primeiro semestre do ano. A novidade foi a presença do lateral-direito Fagner, que não havia trabalhado em campo no dia anterior e treinou sem restrições - já Rodriguinho, também de volta da Seleção Brasileira, apareceu no gramado com um aparelho para recuperação de dores que sente no joelho esquerdo. Ele é a única ausência no time titular considerado ideal pelo técnico do Timão.
Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Moisés; Gabriel; Giovanni Augusto, Camacho, Guilherme e Marlone; Jô foi a equipe novamente esboçada no treinamento deste sábado, mas os 11 jogadores não chegaram a atuar juntos, pois Fabio Carille dividiu o elenco em quatro grupos para um treinamento tático e outro de bolas paradas.
Primeiro, Carille trabalhou em meio-campo com sua defesa titular (Fagner, Balbuena, Pablo, Moisés e Gabriel) opondo o ataque reserva (Paulo Roberto, Cristian, Fellipe Bastos, Bruno Paulo, Marquinhos Gabriel e Romero). O treinador orientava a ação, acertava o posicionamento em espaço curto e pedia 15 segundos para a conclusão de cada jogada. Além das ações ofensivas, ele também media o tempo que a defesa levava para retomar a posse de bola, e naquele exercício trabalhava fundamentos táticos da equipe, como posicionamento, marcação, inversão de jogadas, momento de infiltração, tomada de decisões e uma série de outros aspectos. Um dos destaques deste trabalho foi um golaço de Paulo Roberto, elogiadíssimo por Carille.
Depois do trabalho com a defesa, Carille chamou o ataque titular para o campo em que comandava o trabalho tático - o grupo antes estava no campo anexo, sob o comando do auxiliar Cuca. Neste exercício, Gabriel, Giovanni Augusto, Camacho, Guilherme, Marlone e Jô enfrentaram Léo Príncipe, Pedro Henrique, Vilson, Marciel e Paulo Roberto. A orientação era a mesma: chegar na área e definir a ação ofensiva em 15 segundos, mas o aproveitamento do ataque titular foi bem superior ao do ataque reserva. Curioso que o goleiro que treinou entre os reservas foi o jovem Diego, de 17 anos, que tem sido avaliado pelo grupo profissional nas últimas semanas.
Após o treino tático, o Corinthians trabalhou jogadas de bola parada envolvendo ataque titular contra defesa titular e os reservas no outro campo - Ameixa e Luidy "sobraram" e trabalharam à parte. Encerrado mais este exercício, Carille comandou uma atividade defensiva extra para Gabriel e Moisés, que aperfeiçoaram cabeceio e rebatidas.
O elenco treina também no período da tarde e ganha folga no domingo. A reapresentação está marcada para segunda-feira de manhã e logo na quarta já tem amistoso contra a Ferroviária, na Arena Corinthians. A estreia no Paulistão será no sábado da próxima semana, contra o São Bento.
Relacionadas
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias