Goiás x Corinthians: Major do BEPE vê acerto das autoridades ao solicitarem torcida única

Partida que ocorreria em Goiânia foi suspensa após divergência por presença de torcida<br>

Estádio Hailé Pinheiro
Partida seria disputada na casa do Goiás (Foto: Divulgação / Goiás EC)

Escrito por

Após o STJD suspender a partida entre Goiás e Corinthians em razão da divergência pela presença da torcida visitante no estádio Hailé Pinheiro, o Major Wilber Bezerra, do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE), se pronunciou a respeito do caso.

+ Confira detalhes da terceira camisa e a nova linha do Corinthians em alusão ao Mundial do Japão

Na visão do Major, o Tribunal de Justiça e o Ministério Publico de Goiás acertaram ao determinarem a presença de torcida única na partida pelo histórico de violência entre as torcidas do clube esmeraldino e alvinegro.

- Entendemos que o Tribunal de Justiça aqui de Goiás tomou a decisão mais acertada de definir o jogo com torcida única. Foi uma maneira que os órgãos de segurança pública, os clubes e as torcidas organizadas encontraram para diminuir essa rivalidade e esse histórico de violência que tem prejudicado uma série de pessoas. Esse foi o embasamento que utilizamos para solicitar que o Ministério Público fizesse essa recomendação - explicou em entrevista à Band News.

Wilber reiterou que o Tribunal de Justiça de Goiás tomou a decisão pensando no bem-estar dos torcedores.

- O Tribunal de Justiça de Goiás teve o mesmo entendimento que nós. Esse jogo não se tratava meramente de ferir o direito da torcida adversária, e sim uma questão de ordem pública. Vidas estão em jogo aqui. Pessoas inocentes podem perder a vida por causa disso. O que podemos concluir é que a decisão de torcida única era a mais acertada para preservar a ordem pública e a segurança - ponderou.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os próximos jogos

O duelo entre o Esmeraldino e o Timão ainda não tem data definida, e o Major do BEPE redobrou o pedido de atenção caso a partida ocorra com a presença de ambas torcidas.

- Se o jogo for realizado com torcida, aproveitamos o espaço para reforçar que não será um jogo simples. Essa briga já está sendo travada desde julho. Nós, como órgão de segurança pública, estamos tomando todas medidas para que isso não aconteça. Se acontecer, o cidadão deve ficar devidamente orientado que isso foi diversas vezes divulgado. Não queremos isso, óbvio. Se acontecer, estaremos aqui para tentar proteger o cidadão de bem - finalizou.

ENTENDA O CASO

​Na último dia 6, o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) alegou histórico recente de brigas para solicitar torcida única em Goiânia. Outra alegação do MP/GO se referia à estrutura do Estádio da Serrinha, que não tem entrada exclusiva para torcida visitante. A CBF tinha acatado a recomendação.

Em junho, quando o Timão recebeu o Goiás, na Neo Química Arena, houve briga entre torcedores dos clubes, na Marginal Tietê, que terminou com feridos e 17 pessoas detidas.

Na quinta-feira (13), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) havia derrubado a determinação de torcida única.

No dia da partida, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás seguiu recomendação feita pelo Ministério Público estadual e determinou que a partida fosse disputada apenas com torcedores do time mandante. Pela divergência, o STJD decidiu suspender o jogo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter