Ídolo de dez entre dez corintianos, Marcelinho Carioca tem algo a ser festejado nesta quinta-feira. Há 25 anos, o ex-meio-campista marcava um dos gols mais bonitos de sua carreira. Pelo Paulistão de 1995, o Pé de Anjo acertava uma batida de falta quase do meio de campo no ângulo do goleiro Velloso. O Alvinegro venceu aquele Dérbi, por 2 a 1, em tarde inspirada do camisa 7.
Depois de perder o Paulistão de 1993 e o Brasileirão de 1994 para seu maior rival, o Corinthians deu o troco no Palmeiras em 1995. Na primeira fase do estadual daquele ano, o Alviverde saiu na frente com Roberto Carlos aproveitando um erro de Marcelinho Carioca. Daí em diante, o meia passou a ser perseguido pela Fiel.
Em uma falta do meio de campo, distante da área, Velloso pediu aos seus companheiros de equipe que não formasse barreira. Marcelinho soltou o pé e empatou a partida em um dos gols mais relembrados de toda a sua carreira no Timão. No fim, o camisa 7 marcou o segundo gol e deu a vitória ao clube do Parque São Jorge no Pacaembu.
Naquele ano, o Corinthians viria a conquistar o Campeonato Paulista justamente contra o Palmeiras. Em Ribeirão Preto, Marcelinho fez o gol no tempo normal. Na prorrogação, Elivelton acertou um forte chute de fora da área para dar o 21º título estadual ao Alvinegro e acabar com a sina de derrotas para o rival nas finais.