Redes sociais de clubes brasileiros têm alta histórica na quarentena
Primeiro trimestre registra aumento de 15% no volume de inscrições em relação à média do período dos últimos três anos; crescimento de março foi 3% maior que a média histórica
Flamengo, São Paulo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras lideraram o crescimento dos clubes brasileiros nas bases digitais no mês de março. Segundo levantamento* do IBOPE Repucom, os cinco somaram cerca de 920 mil novos seguidores, o que corresponde a 70% do total de novas inscrições nas contas oficiais dos 50 maiores brasileiros durante os últimos 30 dias.
O primeiro trimestre de 2020 acumulou cerca 4,8 milhões de novas inscrições para os clubes de futebol, resultado 15% maior que a média para o período dos últimos três anos. Considerando apenas o último mês, onde acompanhamos a intensificação das medidas de segurança e consequente paralisação do futebol brasileiro, o resultado no volume de novos seguidores de março foi 3% maior que a média histórica para o mês desde 2017.
José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, comentou o momento singular, que carrega pessimismo no mundo real, e potencial de crescimento no universo digital.
- Há anos reforçamos a importância estratégica das mídias sociais como canal de engajamento dos clubes com seus fãs. Isso nunca foi tão importante quanto nesse momento de crise, onde se tornam muitas vezes a única fonte de informação e conteúdo sobre as equipes e atletas. Preservar a vida é mais importante do que qualquer clube ou mesmo o esporte - analisa Colagrossi, que enumera três funções estratégicas das mídias sociais de clubes neste período:
- Abraçar a causa com informações relevantes sobre a situação, prover conteúdo de qualidade para alimentar a paixão (incluindo a recordação de glórias passadas) e usar as plataformas sociais para gerar valor para os patrocinadores que perderam exposição por falta de competição.
FLAMENGO
Manteve o ritmo de forte crescimento em março, com crescimento mensal acima de meio milhão de novos inscritos. Na somatória, o rubro-negro somou 630 mil inscrições. O resultado supera seu desempenho do mês de dezembro/2019, quando conquistou títulos. Assim, a equipe atingiu a marca dos 30 milhões de inscrições entre clubes de futebol no Brasil.
Outro feito de destaque em março foi a liderança no volume de inscritos no Twitter, YouTube e Instagram, esta última foi responsável por 44% de seu resultado mensal total, ao somar cerca de 280 novas inscrições no último mês.
SÃO PAULO
Obteve o segundo maior crescimento do mês entre os clubes nacionais ao agregar 107 mil inscritos no combinado de suas redes ao longo de março. Embora sua conta oficial no Instagram tenha sido responsável por 57% dos novos seguidores, sua página oficial no Facebook liderou o volume de inscritos entre todos os clubes nacionais, e a "SPFCTV", canal oficial do clube no YouTube, obteve o segundo melhor resultado no último mês.
CORINTHIANS
Fecha o pódio com o terceiro maior crescimento do mês ao agregar 66 mil inscritos no mês anterior. O clube obteve o segundo melhor desempenho no Instagram entre todos os clubes nacionais, plataforma que concentra o crescimento corintiano no período.
GRÊMIO
Obteve o quarto maior crescimento ao conquistar 61 mil inscritos em março. Mais de 55% dos novos inscritos do clube vem do Instagram, mas o clube foi um dos três clubes com maiores avanços no YouTube. A Grêmio TV somou mais de 11 mil inscritos no período.
PALMEIRAS
Fecha o TOP 5 crescimentos com mais de 56 mil novos inscritos em suas plataformas sociais. O Instagram, que atualmente é protagonista na captação de novos inscritos, para o clube teve peso ainda maior. Cerca de 80% das novas inscrições palmeirenses são provenientes da plataforma.
ATLÉTICO-MG
Ultrapassou a marca de 7 milhões de inscrições no combinado de suas redes. Com crescimento concentrado em suas contas do Instagram e Facebook, o clube permanece na oitava posição no ranking geral, a cerca de 110 mil inscritos de diferença para o Vasco, sétimo colocado.
* O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.