Janderson comemora um ano de sua estreia no profissional do Corinthians
Atacante estreou com o time principal no Brasileirão-2019, diante da Chapecoense. De lá para cá, foi se consolidando até fazer parte do elenco de forma definitiva até os dias atuais
Há exatamente um ano Janderson fazia sua primeira partida pelo profissional do Corinthians. O atacante de 21 anos estreou diante da Chapecoense, pelo Brasileirão-2019, quando entrou durante o segundo tempo do duelo vencido por 1 a 0. De lá para cá o jovem, que subiu da base corintiana após passagem pelo Fragata de Pelotas e pelo Joinville, se consolidou no time principal e integra o elenco do técnico Tiago Nunes.
Janderson, via assessoria de imprensa, falou sobre o dia de sua estreia e lembrou da chance que Fábio Carille, treinador corintiano à época, lhe deu para entrar em campo naquele momento. Segundo o jogador, toda a sua dedicação desde pequeno foi recompensada, principalmente ao sentir o calor da torcida.
- Muito feliz com um ano da minha estreia, lembro como se fosse hoje quando entrei em campo pela primeira vez pelo profissional do Corinthians. O professor Carille me deu essa oportunidade, confiou no meu potencial e me relacionou para o jogo contra a Chape. No segundo tempo ele me chamou para entrar. Veio na minha cabeça tudo, os momentos em que me dediquei tanto nos treinos e o quanto esperei que esse dia chegasse. Senti o calor daquela torcida maravilhosa, apoiando nos 90 minutos. Aquele dia ficará marcado na memória - disse.
Embora ele tenha continuado atuando na base após a estreia, era também relacionado pelo profissional. Em setembro, entrou em campo contra o Atlético-MG e se consolidou no elenco. Sua primeira partida por uma competição internacional foi na Copa Sul-Americana, diante do Independiente Del Valle-EQU. Seu primeiro gol, porém, saiu no Campeonato Brasileiro, em empate em 2 a 2 com o Goiás. O atacante encerrou a sua primeira temporada com 23 jogos, dois gols e uma assistência.
Em 2020, já sob o comando de Tiago Nunes, Janderson permaneceu no elenco e voltou a balançar as redes, dessa vez no clássico contra o Santos, em vitória do Corinthians por 2 a 0. Até aqui o jovem soma 34 partidas oficiais com a camisa alvinegra. Ele relembrou a importância que foi anotar um tento contra o rival e aposta que o time voltará melhor.
- Marcar no clássico foi muito especial para mim, o professor Tiago acredita no meu futebol, me escalou como titular e pude marcar meu primeiro gol num clássico. Ele vem me dando as chances que eu precisava esse ano e tenho certeza que após essa paralisação, voltaremos melhores - concluiu.
Janderson iniciou a carreira nas categorias de base no Fragata de Pelotas (hoje extinto), e depois se transferiu para o Joinville, onde estreou pelo time profissional em 2017 e depois desceu para atuar pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, em que foi um dos destaques do time.
O atacante foi um dos escolhidos para integrar o elenco profissional na Série C em junho de 2018. O atacante já havia chamado a atenção do Corinthians durante a Copinha, mas só chegou ao clube, por empréstimo, em agosto.
Não demorou muito para o atacante se firmar como titular da equipe sub-20 e com isso, foi um dos 25 representantes alvinegros escolhidos para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. Foram 24 partidas disputadas em 2018 e Janderson já estava adaptado.
Em 2019 atuou em 18 jogos e se tornou protagonista com quatro gols pelo Brasileirão, além de ter dado cinco assistências. O atacante teve sua contratação pedida pelo então técnico Fábio Carille, que decidiu promovê-lo definitivamente ao elenco profissional após o Paulistão-2019.