Jogo de 15 gols e arbitragem polêmica: Portuguesa e Corinthians voltam a se enfrentar após oito anos
Na história do clássico, Timão leva a melhor sobre a Lusa
Uma das rivalidades mais antigas e tradicionais do futebol paulista volta a acontecer. Após oito anos sem se enfrentarem, Portuguesa e Corinthians jogam neste domingo (12), às 16h, na Arena Mané Garrincha, em Brasília, mas enfrentando realidades diferentes.
+ Erro de Balbuena custa caro em noite desastrosa da defesa do Corinthians
O Timão sonha com títulos e começou a temporada com bons resultados sob o comando de Fernando Lázaro. Já a Lusa voltou à elite do futebol paulista após sete anos e luta contra o rebaixamento. A equipe começou o ano com o técnico Mazola Júnior e agora é comandada por Gilson Kleina.
O último embate entre as equipes foi em março de 2015, na Neo Química Arena. Sob o comando de Tite, o Corinthians derrotou a Portuguesa por 2 a 0, com dois gols de Malcom.
+ Veja as movimentações do mercado da bola no LANCE!
Ao todo, Lusa e Timão se enfrentaram 257 vezes, e o clube alvinegro leva vantagem no duelo, tendo levado a melhor em 143 ocasiões. Já o rubro-verde tem 60 vitórias, e 54 partidas terminaram empatadas. O LANCE! separou dois duelos para destrinchar a rivalidade.
CHUVA E RECORDE DE GOLS
Uma das partidas mais emblemáticas neste clássico aconteceu em 1928. Em duelo válido pelo Campeonato Paulista, o Corinthians venceu a Portuguesa por 10 a 5 no antigo Parque Parque Antarctica. Com quinze gols em noventa minutos, o jogo teve média de um gol a cada seis minutos.
Até os dias de hoje, esta é a partida da história do Campeonato Paulista com o maior número de gols.
+ Veja tabela e simule os jogos do Campeonato Paulista
POLÊMICA COM JAVIER CASTRILLI
Outro duelo que ficou marcado na história do clássico aconteceu na semifinal do Campeonato Paulista de 1998. O lado alvinegro era liderado por Gamarra, Rincón, Vampeta e Marcelinho Carioca, enquanto o rubro-verde tinha César, Augusto, Evair e Aílton.
Como teve melhor campanha, o Corinthians jogava por dois resultados iguais, e o primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1 no Morumbi.
No confronto decisivo, disputado também no Cícero Pompeu de Toledo, a Lusa saiu na frente com Aílton. No segundo tempo, o árbitro argentino Javier Castrilli deu pênalti de Evair em Cris, e os jogadores da Lusa ficaram enfurecidos. Marcelinho Carioca converteu e empatou a partida, mas Da Silva recolocou a Lusa na frente.
Porém, aos 44 minutos da etapa final, o argentino marcou mais um pênalti polêmico para o Timão. Os ânimos aumentaram e quatro jogadores, sendo três da Portuguesa, foram expulsos. Rincón fez o gol que colocou o Alvinegro na final, mas a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi derrotada pelo São Paulo na decisão.
RAIO-X
PORTUGUESA X CORINTHIANS
GERAL
257 jogos
143 vitórias do Corinthians
54 empates
60 vitórias da Portuguesa
PAULISTÃO
162 jogos
89 vitórias do Corinthians
35 empates
38 vitórias da Portuguesa