No pote dois, Corinthians pode ter carrascos pela frente nas oitavas da Libertadores
Boca, Flamengo, Palmeiras e River já eliminaram o Timão no mata-mata da competição continental em anos anteriores
- Matéria
- Mais Notícias
Quatro dos oito possíveis adversários do Corinthians nas oitavas de final na Libertadores já eliminaram o clube alvinegro no mata-mata desta competição continental, três deles inclusive na mesma fase que segue no torneio.
Relacionadas
> GALERIA - Saiba os potes e onde assistir ao sorteio das oitavas da Libertadores
> TABELA - Confira a tabela e simule os jogos da Libertadores
Boca Juniors-ARG, Flamengo, Palmeiras e River Plate-ARG têm histórico de carrasco corintiano no principal campeonato entre clubes da América do Sul.
Fugir desses times era missão teoricamente fácil, bastava o Timão ganhar do Always Ready, da Bolívia, na Neo Química Arena, na última quinta-feira (26), que a equipe alvinegra garantiria a primeira colocação do grupo E, consequentemente ficando no pote um da Liberta, o mesmo dos clubes acima citados, o que impossibilitaria o cruzamento com eles na próxima fase. No entanto, o Corinthians ficou apenas no empate em 1 a 1 contra os reservas do time boliviano, que já estava eliminado da competição continental.
As oitavas de final costuma ser um pesadelo para o Time do Povo na Copa Libertadores. Das 15 vezes anteriores que a equipe disputou o torneio, ficou pelo caminho nesta fase em oito. Em duas foi eliminado pelo River (2003 e 2006), uma pelo Flamengo (2010) e uma pelo Boca Juniors (2013). No caso do Palmeiras foram duas eliminações, nas quartas de final em 1999 e semi em 2000.
Inclusive, desde que o Timão foi campeão da Libertadores, em 2012, vencendo o próprio Boca na final, o clube alvinegro nunca mais conseguiu passar das oitavas. Foram quatro edições disputadas, caindo em 2013 para os xeneizes, 2015 para o Guarani-PAR, 2016 para o Nacional-URU e 2018 para o Colo-Colo-CHI – em 2020 o Time do Povo caiu na popular pré-Libertadores, caindo novamente para os paraguaios do Guarani, e nem chegou à fase de grupos.
Por outro lado, há uma equipe disponível para o Corinthians no cruzamento das oitavas nesta temporada que tem um retrospecto positivo contra o clube na Liberta, o Atlético-MG. Em 2000, os dois times se enfrentaram pelas quartas de final, com classificação corintiana, empatando o jogo da ida, no Mineirão, por 1 a 1, e vencendo por 2 a 1 a volta, disputada no Morumbi. O encontro ocorreu no ano seguinte a Timão e Galo disputarem a final do Campeonato Brasileiro, que também foi vencida pelo clube paulista.
Além dos times citados, restam como possibilidades de adversários para o Alvinegro do Parque São Jorge nas oitavas de final da Libertadores deste ano o Libertad, do Paraguai, e os argentinos do Colón e Estudiantes.
Caso o Timão encare o time paraguaio, será o primeiro encontro entre os clubes na história da Libertadores, além do fato que eles voltariam a se enfrentar após 70 anos. São três jogos entre eles na história, sendo dois amistosos, em 1942 e 1945, e um pela Copa Rio de 1952. Foram dois empates e uma vitória corintiana – por goleada, 6 a 0, no último encontro.
No caso do Estudiantes-ARG, seria o primeiro jogo oficial do time de La Plata contra o Time do Povo. Até aqui, foram três amistoso na história, em 1936, 1982 e 2009, todos com vitórias do Corinthians.
Já no caso do Colón seria a primeira vez que os argentinos enfrentariam o Timão, em 117 anos de existência.
Os cruzamentos das oitavas de final da Libertadores serão definidos em sorteio marcado para esta sexta-feira (28), às 13h (horário de Brasília) na cidade de Luque, do Paraguai, onde fica a sede da Conmebol.
Os jogos da próxima fase estão previstos entre os disas 28 de junho e 7 de julho.
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias