O Corinthians fica no G6 do Brasileirão se vencer todas em casa e perder todas fora? Veja as chances
Vindo de uma sequência de quatro jogos sem vitórias como visitante no Brasileirão, Timão aposta no "fator casa" para a reta final da Série A<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Além do título da Copa do Brasil, o Corinthians espera terminar a temporada classificado à Libertadores. O Timão deve seguir o rodízio implementado por Vítor Pereira e preservar seus principais atletas para os jogos contra o Flamengo. Mas e se o clube alvinegro não faturar o título contra o Rubro-Negro, como ficam as chances da equipes no Brasileirão? O LANCE! mostra os cenários.
Relacionadas
+ Balbuena assume o quarto lugar! Veja os defensores do Corinthians com mais gols na Arena
O Timão possui a quarta melhor campanha do Campeonato Brasileiro como mandante e só perdeu para o Palmeiras atuando em casa. Como visitante, o Time do Povo possui a décima campanha e está há quatro jogos consecutivos sem vencer longe de casa, com duas derrotas e dois empates.
Até o final da Série A, o Corinthians tem mais 11 jogos. Serão seis em casa e cinco fora. Atualmente, o Timão é o quinto colocado, com 44 pontos. Se vencer todos os jogos do Brasileirão na Neo Química Arena e perder todos como visitante, a equipe de Vítor Pereira chega aos 62 pontos.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, esta pontuação praticamente garante o clube alvinegro na principal competição do continente. Segundo os matemáticos, com 62 pontos, o Corinthians tem 99,9% de chances de conseguir a vaga à Libertadores, ficando entre os seis primeiros colocados.
+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os últimos jogos
Outro cenário simulado pelo LANCE! foi usando o aproveitamento do Timão como mandante e visitante para o restante do campeonato. Se a equipe treinada por Vítor Pereira mantiver 71% do aproveitamento para os seis jogos que faltam em casa, e 38% para as cinco partidas fora, o clube somaria aproximadamente 16 pontos até o final do Brasileirão, e chegaria aos 60 pontos.
Essa pontuação, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, dá 99% de chances de classificação à Libertadores pelo G6 do Campeonato Brasileiro.
Vale lembrar que desde 2016, a Conmebol adicionou duas vagas aos times brasileiros na Libertadores. Com isso, seis times do Brasil passaram a garantir a classificação para a competição continental através do torneio.
Na história da Série A neste formato, a pontuação mínima de uma equipe no G6 foi 56 pontos. Aconteceu com o Flamengo, em 2016, e Red Bull Bragantino, em 2021.
Confira os próximos jogos do Corinthians no Brasileirão
28/09 - Atlético-GO (casa)
01/10 - Cuiabá (casa)
04/10 - Juventude (fora)
08/10 - Athletico-PR (casa)
16/10 - Goiás (fora)
Data indefinida - Santos (fora)
Data indefinida - Fluminense (casa)
Data indefinida - Flamengo (fora)
Data indefinida - Ceará (casa)
Data indefinida - Coritiba (fora)
Data indefinida - Atlético-MG (casa)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias