menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

O que pode mudar na Copa do Brasil com as ações de Vasco e Corinthians no STJD?

Órgão vai julgar a troca de datas da Copa do Brasil nesta sexta-feira

Flamengo-x-Corinthians-pela-semifinal-da-Copa-do-Brasil-marcou-a-estreia-de-Filipe-Luis-scaled-aspect-ratio-512-320
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Escrito por

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta sexta-feira (11) os pedidos de Vasco e Corinthians, que questionam a mudança nas datas das semifinais da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia alterado o calendário a pedido de Atlético-MG e Flamengo, adversários dos clubes, justificando o grande número de desfalques provocados pela Data Fifa.

Promoção Copa do Brasil com Amazon Music!

BR-PT_091624_PBSW_ACQ_ASC_1080x1080_CV56

Promoção Copa do Brasil com Amazon Music!

Assita aos confrontos da Copa do Brasil DE GRAÇA no Prime Video e aproveite o pós com muita música! Garanta 4 meses grátis no Amazon Music Unlimited e ouça playlists e músicas exclusivas!

Essa alteração, que inverteu os dias dos jogos da Copa do Brasil com o Campeonato Brasileiro, foi aprovada antes das partidas de ida. Segundo fontes ouvidas pelo Lance!, o STJD já analisou casos semelhantes, mas o Regulamento Geral de Competições (RGC) concede à CBF o poder de ajustar o calendário.

Especialistas consultados pela reportagem indicam que, com a prerrogativa da CBF prevista no regulamento, a tendência é que o tribunal mantenha a alteração. No julgamento, o STJD vai avaliar as argumentações dos clubes e o RGC para emitir a decisão.

➡️ Justiça bloqueia R$ 33,4 milhões do Corinthians após derrota para empresário de Cássio

O Corinthians alega que a mudança compromete a isonomia da competição e desrespeita o regulamento, além de destacar que apenas as equipes mandantes ou o detentor dos direitos de transmissão poderiam solicitar a troca de datas. Em nota oficial, o clube reforçou a necessidade de que as decisões sigam o que foi acordado, em prol de um futebol justo e transparente.

- Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas - afirmou o Corinthians.

Nos jogos de ida, no dia 2 de outubro, o Atlético-MG venceu o Vasco por 2 x 1 e o Flamengo fez 1 a 0 no Corinthians. As partidas de volta estão marcadas para o final de semana depois da Data Fifa: dia 19 de outubro, jogam Vasco e Atlético-MG e no dia 20, Corinthians x Flamengo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter