menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Paulinho se despede do futebol: relembre a carreira do ídolo do Corinthians

Jogador terá partida de despedida ao lado de craques do Timão

AGIF24050122134239-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraPaulinho fará jogo de despedida aos 36 anos(Foto: Alexandre Lago/AGIF)
Avatar
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 21/12/2024
05:00
Atualizado há 14 horas

  • Matéria
  • Mais Notícias

Paulinho se despede do futebol neste sábado (21), às 9h30 (de Brasília), em um jogo festivo no estádio do Canindé, em São Paulo. Com passagens no Corinthians, Tottenham, Barcelona e Seleção Brasileira, a partida em homenagem ao ex-volante terá a participação de outros grandes jogadores do futebol mundial.

continua após a publicidade

➡️Bidon defende Brasil no Sul-Americano sub-20 e desfalca o Corinthians no Paulistão

Companheiros de Seleção Brasileira, como Thiago Silva e Julio César, além de colegas do Corinthians, como Lucas Piton e Fábio Santos estarão presentes no evento. O último clube da carreira de Paulinho foi o Timão, que defendeu entre 2022 e 2024.

O jogador deixou o Corinthians em maio deste ano e anunciou sua aposentadoria em setembro. Neste mês, Paulinho foi anunciado como coordenador técnico do Mirassol, clube do interior de São Paulo que disputará a Série A na próxima temporada.

continua após a publicidade

Carreira de sucesso

Com 36 anos, Paulinho se despede de uma trajetória repleta de títulos. Pelo Corinthians, o jogador conquistou quatro troféus: um Campeonato Brasileiro em 2011, uma Copa Libertadores e um Mundial de Clubes em 2012, e um Campeonato Paulistão em 2013.

O meia teve duas passagens pelo clube: a primeira entre 2010 e 2013 e a mais recente de 2022 a 2024. Ao todo, foram 219 partidas com a camisa do Corinthians. Na Europa, Paulinho passou pelo Tottenham, da Inglaterra, e pelo Barcelona, da Espanha, onde fez parte do elenco que conquistou a La Liga na temporada 2017-18.

continua após a publicidade

Paulinho também atuou por cinco temporadas no Guangzhou Evergrande, da China, onde disputou 176 partidas e conquistou quatro títulos da Superliga Chinesa em 2015, 2016, 2017 e 2018, duas Supercopas da China em 2015 e 2016, uma Copa da China em 2016 e a Liga dos Campeões da AFC em 2015.

O volante disputou duas Copas do Mundo na carreira, em 2014 e 2018. Na segunda oportunidade, o jogador era um dos principais pilares do time treinador por Tite. Pelo Brasil, o atleta conquistou a Copa das Confederações, em 2013, quando a equipe treinada pelo Felipão bateu a Espanha na final por 3 a 0, em um Maracanã lotado.

Paulinho - Corinthians
Paulinho fez história com a camisa alvinegra(Foto: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians)

Importância no Corinthians

Paulinho viveu sua melhor fase da carreira no Timão e foi uma das lideranças do clube na gloriosa década de 2010. O meia ganhou mais espaço no clube após a saída de Elias, e em 2011, se tornou um dos destaques do Corinthians.

O jogador marcou nove gols na conquista do Brasileirão daquela temporada. No ano seguinte, conquistou o título da Libertadores e Mundial de Clubes. Na competição continental, Paulinho foi eleito como um dos melhores meias e marcou três gols, sendo um deles na história vitória sobre o Vasco.

Nas quartas de final, o Corinthians venceu o Vasco por 1 a 0 no Pacaembu. O gol do jogo foi do Paulinho, no final da partida. Na comemoração, o meia abraçou um torcedor na arquibancada, imagem estampada na capa do Lance! do dia seguinte com a inscrição: "PQPaulinho".

Relembre a capa do gol histórico de Paulinho (Foto: Acervo Lance!)
Relembre a capa do gol histórico de Paulinho (Foto: Acervo Lance!)

Após o título, Paulinho e o Corinthians disputaram o Mundial de Clubes no Japão. O jogador também foi um dos destaques da campanha do título que contou com duas vitórias por 1 a 0 contra o Al-Ahly, do Egito, e Chelsea, da Inglaterra, na grande decisão, em Yokohama, no Japão.

Em 2013, último ano da carreira de Paulinho, o jogador fez parte do elenco campeão do Paulistão, na decisão contra o Santos. No meio do ano, o volante deixou o Timão para atuar no Tottenham, da Inglaterra.

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Após rodar o mundo, o jogador voltou em 2022, mas não conseguiu emplacar o mesmo sucesso do começo de sua trajetória com a camisa alvinegra. Paulinho sofreu com lesões e não conseguiu ter sequência como titular no Corinthians até a sua saída, em maio deste ano.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias