Por que o Corinthians disputou o Mundial de 2000? Como foi o torneio?
Entenda a polêmica do título mundial do Timão
- Matéria
- Mais Notícias
No ano 2000, o Corinthians se sagrou campeão mundial após bater o Vasco nos pênaltis. O título do Timão é questionado pelos rivais, pelo fato do clube não ter conquistado a Libertadores em 1999 ou em 1998. O Lance! vai te responder o motivo do clube do Parque São Jorge ter participado do Mundial de Clubes no Brasil.
Relacionadas
O campeonato reuniu oito equipes indicadas pelas seis confederações continentais, a AFC (Ásia), CAF (África), CONCACAF (América do Norte e Central), CONMEBOL (América do Sul), OFC (Oceania) e UEFA (Europa), mais o campeão do Intercontinental de 1998, o Real Madrid e um clube indicado pela CBF.
+ Ministério Público de São Paulo pede o adiamento de Corinthians x Palmeiras
Nas vésperas da final da Libertadores de 1999 entre Palmeiras e Desportivo Cali, a CBF a CONMEBOL, com apoio da CBF, formalizou um convite ao Vasco da Gama, que havia sido campeão sul-americano. Dessa forma, a CBF garantiu a presença de um clube do Rio de Janeiro, uma das cidades sedes, evitando a presença de um equipe de menor expressão, como o Deportivo Cali.
A CBF também garantiu a presença do Corinthians, campeão brasileiro de 1998. A entidade alegou que não haveria tempo de realizar a final de 1999 antes do sorteio do Mundial. Sendo assim, confirmando a participação de outro clube-sede. Acabou que no final das contas o Corinthians conquistou o bicampeonato brasileiro sobre o Atlético-MG.
Ou seja, o Corinthians participou do Mundial de Clubes de 2000 por ser campeão do país sede da competição, explicando a polêmica de não ter conquistado a Libertadores nem em 1998 e em 1999.
No campeonato, o Corinthians caiu em um grupo com Real Madrid (Espanha), Al-Nassr (Arábia Saudita) e Raja Casablanca (Marrocos). E o Timão passou em primeiro, garantindo vaga para a final. No grupo, derrotou o Raja por 2x0, empatou com o Real por 2x2 e ganhando do Al-Nassr por também 2x0, se classificando por ter mais saldo de gol (Corinthians com +4 e Real Madrid com +3).
Chegando na final, o Timão encarou o Vasco em um Maracanã com mais de 75 mil torcedores. No tempo normal, 0 a 0 e nos pênaltis, Marcelinho perdeu para o Timão, mas Gilberto e Edmundo desperdiçaram para o cruz-maltino, assim, sagrando o Corinthians campeão mundial de 2000.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias