menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Respaldado no Corinthians, Cristóvão revê clube de seu trabalho mais curto

Atual comandante do Timão, com contrato até o fim de 2017, passou pelo Flamengo no ano passado, mas trabalho durou apenas 18 partidas. Ele está hoje no sexto clube na carreira

Cristovão Borges está no Corinthians há duas semanas
imagem camera<br>Foto: Daniel Oliveira/Fotoarena/Lancepress)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 02/07/2016
19:06
Atualizado em 03/07/2016
07:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Cristóvão Borges é treinador de futebol há menos de cinco anos. O primeiro desafio do ex-jogador foi pelo Vasco, em substituição a Ricardo Gomes, afastado por problemas de saúde em agosto de 2011. De auxiliar a efetivado, o baiano de 57 anos teve passagens por Bahia, Fluminense, Flamengo e Atlético-PR antes de assinar contrato com o Corinthians há duas semanas para substituir Tite. Respaldado por um contrato válido por uma temporada e meia, o treinador fará seu quarto jogo neste domingo, justamente contra o Flamengo, clube em que realizou seu trabalho mais curto.

O treinador havia deixado o Fluminense no fim de março do ano passado e permaneceu apenas dois meses desempregado até receber proposta para dirigir o rival Flamengo. O anúncio ocorreu no dia 27 de maio de 2015, mas a trajetória não foi muito longa... após oito vitórias, um empate e nove derrotas, com aproveitamento de 46,2% dos pontos disputados, Cristóvão foi demitido do Flamengo em 20 de agosto do mesmo ano. Foram apenas 85 dias pelo clube e 18 partidas realizadas. Contando todos os clubes pelos quais passou, foi no Fla a menor duração de um trabalho até agora.

continua após a publicidade

Depois do curto período no Flamengo, Cristóvão Borges ainda dirigiu o Atlético-PR entre o fim de 2015 e o início de 2016, mas realizou apenas dois jogos a mais - nove vitórias, sete empates e quatro derrotas em 20 partidas, aproveitamento de 56%. Ele foi demitido no dia 4 de março, e permaneceu sem clube até o dia 19 de junho, quando foi anunciado pelo Corinthians com contrato até o fim de 2017 e respaldo da diretoria de futebol.

- Acho bastante importante que o torcedor tenha paciência. Lógico que se o time começa a perder muito ninguém tem paciência, a gente sabe disso. Mas o importante é que a gente trouxe um profissional competente, sério, honesto, um cara muito boa gente, que sabe lidar com todos os atletas, é isso o que a gente buscava. O Corinthians hoje tem uma estrutura pronta, então é um treinador que se encaixa nessa estrutura e vai junto neste barco que já está navegando. Então o torcedor sabe que precisa da paciência - disse o presidente do clube, Roberto de Andrade, no dia do anúncio.

Cristóvão Borges não foi nenhum plano A do Corinthians para substituir Tite. Representantes do clube fizeram consultas a Roger Machado, do Grêmio, Eduardo Baptista, da Ponte Preta, e Fernando Diniz, do Oeste/Audax, mas nenhum deles se interessou em ouvir proposta. Também houve consultas a Oswaldo de Oliveira, do Sport, Vágner Mancini, do Vitória, e Sylvinho, hoje auxiliar técnico da Inter de Milão (ITA) - o Corinthians diz ter consultado apenas o último profissional, que não retribuiu o interesse. Daí surgiu o nome de Cristóvão.

O técnico estreou no Corinthians com derrota por 2 a 1 diante do Atlético-MG, no Mineirão, mas depois disso venceu Santa Cruz (2 a 1) e América-MG (2 a 0). Com ele, a equipe tem cinco gols marcados e dois sofridos.

VEJA O RETROSPECTO DE CRISTÓVÃO BORGES AO LONGO DA CARREIRA:

Primeiro treino do Corinthians com o novo Técnico Cristovão Borges
Treinador está no sexto clube (Foto: Luis Moura / WPP/Lancepress!)

VASCO (agosto de 2011 a setembro de 2012)
78 jogos (41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas) - 60,2% de aproveitamento
BAHIA (maio de 2013 a dezembro de 2013)
42 jogos (14 vitórias, 13 empates e 15 derrotas) - 43,6% de aproveitamento
FLUMINENSE (abril de 2014 a março de 2015)
58 jogos (28 vitórias, 11 empates e 19 derrotas) - 54,5% de aproveitamento
FLAMENGO (maio de 2015 a agosto de 2015)
18 jogos (8 vitórias, 1 empate e 9 derrotas) - 46,2% de aproveitamento
ATLÉTICO-PR (outubro de 2015 a março de 2016)
20 jogos (9 vitórias, 7 empates e 4 derrotas) - 56% de aproveitamento
CORINTHIANS (junho de 2016 até agora)
3 jogos (2 vitórias e 1 derrota) - 66,6% de aproveitamento

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias