Retrospectiva 2024: o ano da volta por cima do artilheiro do Brasil, Yuri Alberto
Atacante terminou a temporada como maior artilheiro do futebol brasileiro
- Matéria
- Mais Notícias
Em 27 de janeiro, no jogo entre Corinthians e São Bernardo, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, Mano Menezes, aos gritos, chamou Yuri Alberto de "burro". O atacante havia cometido uma falta no campo de ataque, o que enfureceu o treinador do Timão. A derrota por 1 a 0, em partida válida pelo Paulistão, deixou o jogador desmoralizado, e ele saiu de campo abalado.
Relacionadas
➡️ Yuri Alberto revela pedido de Memphis para sua permanência no Corinthians
Após o fracasso no torneio estadual, Mano Menezes foi demitido, mas sua dura fala ainda ecoava na mente de Yuri Alberto. No entanto, o centroavante de 23 anos não imaginava que, no final do mesmo ano, ele seria aclamado pela Fiel e encerraria a temporada como o artilheiro do Brasil.
Confiança dos treinadores
Yuri Alberto voltou a ter mais oportunidades com António Oliveira, treinador com quem já havia trabalhado no Santos. O português passou a escalar o atacante com mais frequência, e ele teve boas atuações. Entretanto, o Corinthians venceu apenas um jogo nas 13 primeiras rodadas do Brasileirão e, no primeiro turno, o centroavante marcou quatro gols.
Após a demissão de Mano Menezes, Ramón Díaz assumiu o comando e deu respaldo a Yuri Alberto. Emiliano Díaz, auxiliar-técnico do Timão, sempre defendeu o atacante nos momentos de crise, como após as quartas de final da Copa do Brasil contra o Juventude, quando o jogador foi muito criticado pela Fiel.
— Goleadores passam por momentos difíceis. Vamos trabalhar acreditando nele, dando moral e apoio. Hoje não foi um jogo bom dele, sabemos disso. Mas não é fácil para quem não vem jogando muito. A série está aberta, acreditamos no Yuri e em todos os atacantes — disse o argentino após a derrota do Timão por 2 a 1 contra o Juventude, no dia 30 de agosto.
Reviravolta na temporada
Sem cair em clichês, é seguro afirmar que o ano de 2024 de Yuri Alberto foi marcado por altos e baixos. Em setembro, o Corinthians contratou o holandês Memphis, e foi ao lado dele que o atacante viveu a melhor temporada de sua carreira.
O jogador terminou o ano como o maior artilheiro do futebol brasileiro, com 31 gols, e liderou o ranking de goleadores do Brasileirão, empatado com Alerrandro, do Vitória, ambos com 15 gols. Na competição, a dupla formada por Yuri Alberto e Memphis fez impressionantes 19 gols nas últimas dez partidas do Timão.
Recorde de vitórias e vaga na Libertadores
A atuação da dupla neste período ajudou o Corinthians a somar nove vitórias seguidas na reta final do Brasileirão e bater o recorde de triunfos consecutivos na era de pontos corridos do torneio, junto a Internacional, em 2020, e Atlético-MG, em 2021. O clube garantiu vaga na próxima edição da Libertadores.
Sul-Americana: boa campanha e recorde no Corinthians
Na Sul-Americana, o Corinthians foi eliminado na semifinal pelo Racing, da Argentina. No entanto, Yuri Alberto se destacou, marcando nove gols e se tornando o maior artilheiro do clube em torneios continentais desde Luizão, na Libertadores de 2000. O atacante ficou com a vice-artilharia da competição.
➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians
Veja como foram marcados os 31 gols de Yuri Alberto em 2024
- 17 de perna direita
- 9 de perna esquerda
- 5 de cabeça
- 1 de fora da área
- 30 dentro da área
- 4 de pênalti
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias