"Aqui tem um bando de loucos, loucos por ti..."
É sabido que o trecho acima é de um canto da torcida do Corinthians, mas não cairia mal no Paraná. A loucura é uma característica muito bem aceita pela torcida do clube paranaense e faz da partida deste domingo, às 11h, na Vila Capanema, um "duelo de loucos".
A do Corinthians, campeão do século e atual campeão brasileiro, está consolidada. Corintiano, maloqueiro e sofredor tem milhões no Brasil. A Fiel mostra sua força há anos. A do Paraná é mais humilde. Não tem milhões de adeptos, o clube é relativamente novo - fundado em19 89, tem 39 anos, mesma idade de Emerson Sheik, jogador mais velho do Timão e que será desfalque neste domingo. Além disso, sofre com a seca de títulos: o último paranaense foi em 2006, há 12 anos. E é desse cenário desfavorável que o clube tenta fazer da loucura de seus torcedores, uma marca.
Nesta semana que antecedeu o jogo, o Paraná lançou em suas redes sociais uma campanha convocando os torcedores para fazerem da Vila Capanema um caldeirão. O movimento foi embalado pela tag #VAISERLOKO, presente na maioria das postagens do clube no Twitter. O ápice e que evocou o duelo de loucos foi com a divulgação de um vídeo que viralizou na internet. Nele, o Paraná fez praticamente uma leitura filosófica da loucura presente nos dois clubes, foi muito respeitoso com o "bando corintiano", mas garantiu que seu torcedor é ainda mais louco. Até este sábado, o vídeo tinha mais de 83 mil visualizações, quase a quantidade de seguidores do clube no Twitter: 85,2 mil. Bombou. Veja abaixo:
Nas redes sociais, aliás, é possível observar um outro lado mais "louco" do clube paranaense. O perfil oficial do clube faz sucesso por sair do senso comum e impor um caráter mais humanizado e bem humorado nas postagens. Consagrou o "estagiário", modo dos torcedores de se referirem a quem cria as publicações. É um dos precursores deste tipo de perfil, assim como o do Atlético-GO, entre outros. Nesta semana, eles até interagiram, o que se tornou comum.
Essa também é uma marca do Corinthians, que constantemente recorre ao humor para fazer publicações. Assim anunciou o volante Ralf como um pitbull bravo. Uma delas, porém, ficou marcada negativamente este ano. Foi pelo Twitter que o clube fez um pré-anúncio da contratação do lateral-esquerdo Zeca com uma imagem dele subindo a Serra de Santos para São Paulo, mas ela acabou não se confirmando. Virou mico. Nesta semana, o São Paulo também usou de um perfil mais humanizado para anunciar o atacante Evérton, interagindo com seus torcedores. Pegou bem.
Para o duelo deste domingo, restam apenas poucos ingressos dos pouco mais de 17 mil colocados à venda. Os dois mil destinados aos corintianos foram todos vendidos. Vai ter muito louco no estádio para acompanhar esse duelo.