Renatodependência? Aproveitamento do Corinthians com Renato Augusto explica a importância do meia para o clube

Sofrendo com lesões, meia ficou fora de metade dos jogos do Timão na temporada, mas quando esteve em campo mostrou ser decisivo

Escrito por

Se tem alguém que ainda ousa questionar a importância do meia Renato Augusto no Corinthians, toma essa: com o jogador em campo nesta temporada o clube alvinegro tem aproveitamento de 71,4%, já sem ele o percentual cai para 28,7%. 

Autor dos dois gols corintianos na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, nesta terça-feira (25), que abriu vantagem ao Timão na semifinal da Copa do Brasil, o camisa 8 é decisivo quando está em campo, mas vive um ano complicado na parte física. Já foram três lesões em 2023, duas no joelho e uma na panturrilha, sendo que em uma delas foi necessário um procedimento cirúrgico (artroscopia). 

+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF

Assim, metade dos jogos do Corinthians nesta temporada foi com Renato e o restante foi sem o jogador. Das 43 partidas do Timão neste ano, 21 tiveram a presença do meia, enquanto em 22 ele não foi relacionado. Com o camisa 8, foram 13 vitórias, seis empates e duas derrotas - aproveitamento de 71,4%. Sem ele, apenas cinco triunfos, quatro empates e 13 reveses - percentual de 28,7% dos pontos conquistados. 

Das oportunidades em que Renato Augusto esteve à disposição, em 16 ele foi titular e em outras cinco começou entre os reservas, mas entrou no decorrer da partida, atuando entre 17 e 28 minutos. Nessas ocasiões ele estava voltando de algum problema físico de forma gradual. Nenhuma vez o camisa 8 ficou somente entre os suplentes. 

Nas circunstâncias em que entrou no decorrer do jogo, somente em uma ele foi decisivo, participando diretamente do resultado. Foi no triunfo por 1 a 0 sobre o Universitario, do Peru, pela Copa Sul-Americana, no qual o meia entrou aos 17 do segundo tempo e 20 minutos depois construiu a jogada do único gol do jogo, marcado pelo centroavante Felipe Augusto. A assistência foi de Renato.

E falando em assistência, Renato Augusto é o terceiro atleta do elenco com melhor número no elenco corintiano nesta temporada, até aqui. São cinco passes diretos para gols no clube, ficando atrás somente de Fagner (com oito) e Yuri Alberto (com seis). Além disso, são quatro gols marcados em 2023.

+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00

Contra o Universitario (PER), pela Sul-Americana, Renato saiu do banco de reservas, se tornou capitão e deu a assistência para o gol da vitória, marcado pelo garoto Felipe Augusto (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

A única competição em que a presença de Renato Augusto foi ‘insignificante’ para os números foi a Sul-Americana, já que o meia jogou uma das duas partidas da equipe na competição, na qual o Timão segue invicto. Porém, na prática, a citada assistência do jogador para o gol da vitória corintiana sobre o Universitario foi fundamental para que a equipe do Parque São Jorge mantenha o 100% de aproveitamento na competição continental. 

Nos demais campeonatos, a importância de Renato é gritante nas estatísticas. No Paulistão, por exemplo, o Corinthians perdeu somente duas vezes e foi eliminado nos pênaltis após um empate contra o Ituano no tempo normal, pelas quartas de final. Em todas essas situações, o camisa 8 não esteve em campo. Com ele jogando, foram seis vitórias e quatro empates, em 10 jogos. 

A Copa do Brasil é outro exemplo de quão fundamental é a ‘áurea’ de Renato. Ele não esteve presente nas derrotas para Remo, Atlético-MG e América-MG pelos jogos de ida da terceira fase, oitavas e quartas de final, respectivamente, mas atuou nos confrontos de volta contra Galo e Coelho, além da primeira partida da semifinal, contra o São Paulo, marcando os dois gols no triunfo por 2 a 1, na Neo Química Arena. 

Renato celebra segundo gol que marcou contra o São Paulo pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Na Libertadores, no entanto, o meio-campista não conseguiu fazer a diferença. A lesão sofrida no menisco do joelho direito foi essencial para que o atleta não jogasse praticamente a fase de grupos inteira, o que prejudicou bastante o Timão, que ficou na terceira colocação da sua chave e foi eliminado precocemente da competição continental. 

O problema físico foi sofrido por Renato Augusto com 15 minutos de jogo na estreia corintiana no torneio, em que o clube alvinegro venceu o Liverpool, do Uruguai, em Montevidéu. O triunfo por 3 a 0, no entanto, foi construído todo no segundo tempo, quando o meia já não estava mais em campo. Para piorar, o jogador voltava naquele dia de outra lesão no mesmo joelho sofrida quase dois meses antes. 

+ Próximos jogos do Corinthians: onde assistir ao vivo, datas, horários e calendário

Renato até voltou ao Timão ainda na fase de grupos, foi titular no duelo contra o Independiente del Valle, do Equador, pela quinta rodada, mas não conseguiu evitar a derrota por 3 a 0, fora de casa, que confirmou a eliminação corintiana. 

O Brasileirão é outro campeonato que Renato Augusto pouco jogou. Ele esteve presente em cinco dos 15 jogos feitos pelo Corinthians até aqui na competição. Porém, das sete derrotas que coloca o clube do Parque São Jorge próximo da zona do rebaixamento, somente em uma o meio-campista esteve presente. E das quatro vitórias corintianas no torneio, duas tiveram a presença do jogador.

Siga o Lance! no Google News