A vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Avaí, no último sábado (16), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro marcou a estreia do lateral-direito Rafael Ramos pelo Timão.
Primeiro português a jogar no clube alvinegro neste século, e quinto no geral, ele foi anunciado pelo Time do Povo na última terça-feira (12), quando o seu visto de trabalho foi regularizado, e apresentado na sexta-feira (15), véspera do confronto diante do Leão da Ressacada.
> TABELA - Confira e simule os jogos do Corinthians no Brasileirão
> GALERIA - Veja todos os técnicos estrangeiros do Timão
A entrada como titular logo na primeira oportunidade possível passou pela suspensão de Fagner e a escolha do técnico Vítor Pereira, que foi quem solicitou a contratação do jogador.
- O Rafael jogava regularmente no Santa Clara, uma boa equipe em Portugal. Eu acho que ele tem características que se enquadram no nosso jogo, é rápido, esclarecido, pode nos ajudar e tem o caráter que eu gosto, competitivo, tem o espírito do Corinthians, veio para acrescentar, ajudar. Hoje, uma estreia, no nosso estádio, ele não fez um jogo em alto nível, mas de qualidade do ponto de vista defensivo e ofensivo - disse o treinador em entrevista coletiva após o jogo.
De acordo com o Footstats, Rafael Ramos foi o terceiro maior passador corintiano da partida (55), atrás somente de João Victor e Du Queiroz. O lusitano errou apenas três.
Em relação aos cruzamentos, o camisa 21 foi três vezes até a linha de fundo, acertando um e errando dois. Ele também não foi tão bem em relação aos lançamentos, buscando quatro e acertando um.
Por outro lado, Ramos se destacou nos dribles. Foram três tentativas, todas certas, sendo o melhor corintiano no quesito.
O lateral também teve bons números defensivos, registrando dois desarmes e duas interceptações – sendo o melhor do Corinthians na segunda estatística, ao lado do zagueiro João Victor.
A tendência é que Rafael Ramos fique no banco de reservas no próximo compromisso corintiano, nesta quarta-feira (20), às 21h30, contra a Portuguesa-RJ, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no estádio do Café, em Londrina.
Ainda assim, com o modelo de revezamento que o técnico Vítor Pereira tem adotado, Ramos deve ter minutos em campo durante a temporada.