Os 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro 2020, incluindo Cruzeiro e América-MG, representando Minas Gerais, querem que a CBF pressione a Rede Globo, dona dos direitos de transmissão da competição para que mantenha as cotas de TV da segunda divisão nacional, pois terão a garantia de 38 rodadas do torneio.
A equipes enviaram uma carta à CBF fazendo essa solicitação devido ao caos econômico instalado no futebol devido a pandemia do novo coronavírus.
-Os presidentes dos clubes se reuniram juntamente com o Conselho Nacional dos Clubes, que representa a Série A e a Série B, além dos clubes que ainda estão na Copa do Brasil. Foi feita uma carta que vai ser entregue à Rede Globo confirmando o compromisso de ter as 38 datas e em contrapartida ter a manutenção dos pagamentos- disse Edno Melo, presidente do Náutico, em entrevista à Rádio Jornal, do Recife.
Os times brasileiros consideram como vital a cota de TV para equilibrar as contas neste ano de 2020, abalado esportivamente e economicamente com a crise da Covid-19.
-Se já era vital para os clubes, hoje a cota é fundamental e essencial para a sobrevivência e manutenção dos pagamentos dos clubes- completou o presidente do Timbu.
A luta pela manutenção dos pagamentos integrais das contas de TV da Série B é que temem perder receitas. Até o momento, os clubes da Série B têm direito a dez parcelas de R$ 600 mil, sendo que Duas já foram pagas e a próxima será quitada em maio.
-Espero que seja pago, porque é com esse dinheiro que estamos mantendo as conta em dia do clube. Temos o receio porque pode complicar muito a vida de todos os clubes- explicou Melo.
A Série B de 2020 estava programada para começar no dia 1º de maio. Mas, com o calendário parado, a competição ainda não tem seu início determinado.