O início avassalador do Cruzeiro na Série B do Brasileiro, com 31 pontos em 13 jogos e apenas duas derrotas na competição, tem deixado o torcedor com sentimento de que este ano pode ser o do acesso depois de dois anos sofrendo na segunda divisão nacional.
Segundo os matemáticos do Departamento de Matemática da UFMG, a Raposa pode ficar otimista quanto ao acesso, pois os prognósticos são bons. O Cruzeiro voltaria à elite até mesmo se conquistar menos dos 50% dos pontos que ainda estarão em disputa nas próximas 25 rodadas. As chances de acesso são de 93%.
Se mantiver o atual aproveitamento no campeonato de 79%, o Cruzeiro somaria pelo menos mais 45 pontos, chegando aos 76 pontos, o que valeria não somente para conseguir o acesso, mas também para ser campeão.
Desde 2006, já no formato de pontos corridos, apenas uma vez (em 2012) um time superou os 65 pontos e não conseguiu o acesso. Nos anos seguintes, a média de pontos para o acesso foi de 62 pontos, o que dá ainda mais esperanças ao torcedor de ver a Raposa de volta à elite brasileira.