Em má fase, Cruzeiro corre risco de não se classificar para Copa do Brasil 2024
Raposa vive situação delicada após começo ruim de temporada no Campeonato Mineiro<br>
O momento do Cruzeiro no Campeonato Mineiro não é nada bom. Após derrota para o Pouso Alegre nesta terça-feira (07), a Raposa igualou seu pior início de estadual no século, feito realizado em 2004. Tanto em 2004, como em 2023, a equipe celeste soma uma vitória, um empate e duas derrotas nos quatro primeiros jogos da competição.
Na temporada 2004, o Cruzeiro estreou no Mineirão com derrota para o Valeriodoce, de Itabira, por 1 a 0. Em seguida, perdeu para a Caldense na segunda rodada, por 1 a 0. A Raposa conseguiu conquistar seus primeiros pontos no estadual, vencendo o Guarani por 5 a 2. Na quarta rodada, empatou o clássico com o América-MG em 2 a 2, somando quatro pontos nas primeiras quatro partidas. Apesar do começo ruim, o Cruzeiro conseguiu dar a volta por cima e se consagrou campeão vencendo o Atlético-MG na final.
Neste ano de 2023, a Raposa abriu o Mineiro com vitória sobre o Patrocinense por 2 a 1. Diante do Athletic, na segunda rodada, a equipe celeste empatou pelo placar de 1 a 1. Nas próximas duas rodadas, derrotas para o América-MG e Pouso Alegre, ambas por 1 a 0. A situação do Cruzeiro é delicada, ocupando a segunda colocação do grupo C, e a sexta posição geral do estadual.
Vale lembrar que o formato adotado para o Campeonato Mineiro deste ano mudou. São três grupos compostos por quatro times. Somente os líderes se classificam para as semifinais, junto do melhor segundo colocado. Terminando hoje, o Cruzeiro estaria fora da disputa do título mineiro e sem vaga na Copa do Brasil de 2024.
Em dezembro de 2022, a CBF acabou com as vagas para a Copa do Brasil via ranking nacional de clubes. Para 2024, o desempenho dos times nos estaduais será utilizado para definir os classificados. Pelo estado de Minas Gerais, cinco clubes disputam o torneio, sendo eles os quatro melhores colocados no Mineiro deste ano, e o campeão do Troféu Inconfidência.
Julgando o cenário atual, o Cruzeiro precisaria vencer o Troféu Inconfidência para se garantir na Copa do Brasil, já que é o sexto colocado geral do Campeonato Mineiro. Dessa forma, a Raposa seria representante estadual e a quinta força de Minas Gerais.
O técnico Paulo Pezzolano concedeu entrevista depois da derrota para o Pouso Alegre, e disse reconhecer os seus erros.
- O bom para o Cruzeiro é que o jogo dá tudo para pensar. Eu como treinador tenho que pensar muito. A direção tem que pensar muito para frente. Os jogadores têm que crescer no dia a dia. Hoje errei e jogamos mal. O Cruzeiro não se pode permitir perder um jogo para o Pouso Alegre. Erro 100% meu.
O Cruzeiro busca reação imediata no estadual, mas o caminho não será fácil. O time celeste tem o rival Atlético-MG pela frente, na segunda-feira (13), às 20h, no Independência. O histórico de Pezzolano em clássicos não anima a torcida, uma vez que o treinador perdeu os quatro jogos que disputou desde que assumiu o time.