menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Em má fase, Cruzeiro corre risco de não se classificar para Copa do Brasil 2024

Raposa vive situação delicada após começo ruim de temporada no Campeonato Mineiro<br>

Cruzeiro - clássico contra o Atlético-MG
imagem cameraEm quatro jogos no Campeonato Mineiro, Cruzeiro acumula uma vitória, um empate e duas derrotas - (Foto: Cris Mattos/Staff Images)
Avatar
Lance!
Belo Horizonte (MG)
Dia 08/02/2023
16:47

  • Matéria
  • Mais Notícias

O momento do Cruzeiro no Campeonato Mineiro não é nada bom. Após derrota para o Pouso Alegre nesta terça-feira (07), a Raposa igualou seu pior início de estadual no século, feito realizado em 2004. Tanto em 2004, como em 2023, a equipe celeste soma uma vitória, um empate e duas derrotas nos quatro primeiros jogos da competição.

Na temporada 2004, o Cruzeiro estreou no Mineirão com derrota para o Valeriodoce, de Itabira, por 1 a 0. Em seguida, perdeu para a Caldense na segunda rodada, por 1 a 0. A Raposa conseguiu conquistar seus primeiros pontos no estadual, vencendo o Guarani por 5 a 2. Na quarta rodada, empatou o clássico com o América-MG em 2 a 2, somando quatro pontos nas primeiras quatro partidas. Apesar do começo ruim, o Cruzeiro conseguiu dar a volta por cima e se consagrou campeão vencendo o Atlético-MG na final.

Neste ano de 2023, a Raposa abriu o Mineiro com vitória sobre o Patrocinense por 2 a 1. Diante do Athletic, na segunda rodada, a equipe celeste empatou pelo placar de 1 a 1. Nas próximas duas rodadas, derrotas para o América-MG e Pouso Alegre, ambas por 1 a 0. A situação do Cruzeiro é delicada, ocupando a segunda colocação do grupo C, e a sexta posição geral do estadual.

Vale lembrar que o formato adotado para o Campeonato Mineiro deste ano mudou. São três grupos compostos por quatro times. Somente os líderes se classificam para as semifinais, junto do melhor segundo colocado. Terminando hoje, o Cruzeiro estaria fora da disputa do título mineiro e sem vaga na Copa do Brasil de 2024.

Em dezembro de 2022, a CBF acabou com as vagas para a Copa do Brasil via ranking nacional de clubes. Para 2024, o desempenho dos times nos estaduais será utilizado para definir os classificados. Pelo estado de Minas Gerais, cinco clubes disputam o torneio, sendo eles os quatro melhores colocados no Mineiro deste ano, e o campeão do Troféu Inconfidência.

Julgando o cenário atual, o Cruzeiro precisaria vencer o Troféu Inconfidência para se garantir na Copa do Brasil, já que é o sexto colocado geral do Campeonato Mineiro. Dessa forma, a Raposa seria representante estadual e a quinta força de Minas Gerais.

O técnico Paulo Pezzolano concedeu entrevista depois da derrota para o Pouso Alegre, e disse reconhecer os seus erros.

- O bom para o Cruzeiro é que o jogo dá tudo para pensar. Eu como treinador tenho que pensar muito. A direção tem que pensar muito para frente. Os jogadores têm que crescer no dia a dia. Hoje errei e jogamos mal. O Cruzeiro não se pode permitir perder um jogo para o Pouso Alegre. Erro 100% meu.

O Cruzeiro busca reação imediata no estadual, mas o caminho não será fácil. O time celeste tem o rival Atlético-MG pela frente, na segunda-feira (13), às 20h, no Independência. O histórico de Pezzolano em clássicos não anima a torcida, uma vez que o treinador perdeu os quatro jogos que disputou desde que assumiu o time.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias