Garantido na Série A, Cruzeiro tem problemas a resolver para 2024
Raposa teve série de problemas em 2023 conturbado; relembre
O Cruzeiro está garantido na Série A 2024. Após empate em 0 a 0 com o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no domingo (3), a Raposa não tem mais chances de rebaixamento neste Brasileirão. No entanto, mesmo se livrando da degola, o 2023 do Cabuloso não foi animador e o clube tem problemas a resolver para a próxima temporada.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
TREINADOR
O Cruzeiro teve quatro treinadores diferentes em 2023. A instabilidade do cargo e a dificuldade para encontrar um profissional que se firme no comando celestre foi um dos maiores problemas do Cabuloso neste ano. Após iniciar a temporada com Paulo Pezzolano à frente da equipe, a Raposa teve Pepa, Zé Ricardo e, agora, Paulo Autuori como técnicos principais. Este último, inclusive, atuava como diretor-técnico e assumiu como interino apenas para a reta final do Brasileirão. A diretoria busca um novo nome para 2024; o volante Lucas Silva defende a efetivação do auxiliar Fernando Seabra.
INEFICIÊNCIA OFENSIVA
O ataque do Cruzeiro foi, sem dúvidas, um problema em 2023, sobretudo no Brasileirão. A Raposa marcou apenas 34 gols em 37 rodadas até aqui, sendo a pior equipe do campeonato no quesito. Este foi, inclusive, o principal fator para a campanha ruim que fez o clube celeste nesta temporada, já que a defesa é a segunda menos vazada de toda a competição. Para 2024, o time de Ronaldo Fenômeno - um dos maiores centroavantes da história - precisa melhorar ofensivamente para buscar resultados maiores.
➡️ Fernando Seabra diz que Brasileirão não acabou para o Cruzeiro: ‘Temos um objetivo’
CONTRATAÇÕES
O Cruzeiro fez, ao todo, 26 contratações para a temporada 2023, seja antes desta começar ou ao longo do ano. O número alto não veio, proporcionalmente, com uma grande melhora no elenco. Há, claro, nomes que deram certo e se destacaram pela Raposa neste ano, como William e Marlon. Contudo, jogadores como Nikão, Gilberto e Henrique Dourado - que, inclusive, já deixou o clube - se mostraram verdadeiras decepções até aqui. Pensando em 2024, o Cabuloso precisa de reforços mais pontuais e acertivos para crescer de produção.
O Cruzeiro volta a campo na quarta-feira (6), para encerrar o ano de 2023. A Raposa enfrenta o Palmeiras, no Mineirão, pela 38ª e última rodada do Brasileirão. Apesar de já ter se livrado do rebaixamento, o equipe celeste luta ainda por uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024.