menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Mineirão lança canal para receber denúncias de racismo e injúria racial

Iniciativa do estádio visa evitar ocorrências negativas como as do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, quando dois atleticanos atacaram um segurança do estádio de forma injuriosa

O ato racista foi registrado no meio da confusão depóis do jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileiro
A repercussão da injúria gerou uma série de ações por parte do Mineirão para combater essa moléstia social- (Reprodução/Twitter)

Escrito por

O Mineirão anunciou, no Dia da Consciência Negra, a criação de um canal para que os torcedores possam enviar denúncias de crimes de discriminação ou preconceito racial presenciados no estádio. A partir deste domingo (24), quando Atlético-MG e Athlético/PR se enfrentam, o frequentador do estádio que sofrer ou perceber casos de racismo ou injúria racial poderá enviar um e-mail para [email protected] relatando o fato. Todas as informações serão repassadas para que os órgãos competentes tenham conhecimento e procedam com as devidas investigações.

A iniciativa surge após os incidentes no clássico Cruzeiro e Atlético-MG, disputado no dia 10 de novembro, quando dois torcedores do Galo atacaram verbalmente um segurança do estádio, cometendo injúria racial.

-Entristece-nos o alto índice de casos de racismo registrados no futebol. Além de levantar a discussão sobre esta realidade em um dia tão importante, com o novo canal de denúncia pretendemos lutar contra o silêncio. O Mineirão é um espaço plural e crimes de discriminação devem ser combatidos todos os dias do ano- ressalta a gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes.

Como forma de refletir e promover o diálogo sobre um tema tão importante para a sociedade, durante o Dia Nacional da Consciência Negra foram publicadas nas redes sociais do Mineirão dados que refletem como a discriminação racial está presente no meio do futebol. O estádio lembrou, entre outros dados, que somente este ano 44 casos de racismo já foram cometidos no futebol brasileiro, segundo o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

O canal de denúncia do Mineirão contra crimes de discriminação racial será divulgado constantemente nos meios de Comunicação do estádio, como telões nos dias de partidas, redes sociais e site oficial do estádio.

Qual a diferença entre Injúria Racial e Racismo?

A lei 7.716, que define crimes de racismo, foi sancionada em 5 de janeiro de 1989. Segundo a lei, serão punidos "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Já a injúria racial está prevista no Código Penal, no artigo 140, parágrafo 3°.

A maior diferença entre os dois crimes é que o racismo acontece quando há uma discriminação contra uma coletividade e é inafiançável e imprescritível, enquanto a injúria racial ocorre quando há ofensa contra a dignidade de uma pessoa determinada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter