Anunciado pelo Cruzeiro, Zé Ricardo acumula altos e baixos no Brasileirão; conheça a carreira do treinador
Técnico de 52 anos é responsável por evitar o rebaixamento de diversos clubes
Zé Ricardo foi anunciado como técnico do Cruzeiro e assumirá o cargo que antes era de Pepa. Além de clubes internacionais, o treinador acumula campanhas no futebol brasileiro.
Na carreira, o técnico conta com altos e baixos em passagens por clubes do Brasil, salvando alguns do rebaixamento, que hoje é o principal objetivo da gestão de Ronaldo Fenômeno. O Cruzeiro se encontra na 12° na tabela do Campeonato Brasileiro, a cinco pontos do Z4.
Um dos clubes que foi salvo da Série B por Zé Ricardo foi o Vasco. Em sua primeira passagem pelo time, em 2017, somou 30 jogos, sendo 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. O treinador foi um dos responsáveis por tirar o Cruz-Maltino de um possível rebaixamento, levando inclusive a conseguir uma vaga na Copa Libertadores.
+ Cruzeiro fecha acordo de patrocínio com marca de isotônico
Antes de de chegar ao Vasco, o técnico comandou o Flamengo, onde conquistou o título do Campeonato Carioca de 2017, e teve um aproveitamento de 52,7%.
Outro carioca que foi salvo do rebaixamento por Zé Ricardo foi o Botafogo. Conduzindo a equipe em uma recuperação no Brasileiro de 2018, conseguiu também levar o time até as primeiras fases da Sul-Americana daquele ano.
+ Próximos jogos do Cruzeiro: veja calendário, datas, horários das partidas e onde assistir
O treinador marcou passagem pelo Internacional, onde comandou o time apenas pelas 11 últimas rodadas do Brasileirão. Ele teve 45% de aproveitamento com uma equipe que estava mostrando queda no rendimento, antes de sua chegada ao cargo. Outro curto trabalho de Zé Ricardo foi pelo Fortaleza, onde ficou por apenas um mês e meio e teve apenas uma vitória.
Chegou ao Qatar em 2021, após passar o ano anterior sem clube, assumindo o Qatar SC. Ele ficou no cargo por apenas cinco jogos, sendo quatro derrotas na conta. Zé Ricardo foi demitido e deixou a equipe na última posição do campeonato.
Em 2022, Zé Ricardo foi contratado novamente pelo Vasco com a missão de levar o time de volta à Série A do Brasileiro. Porém, ele pediu demissão em junho para aceitar uma proposta do futebol japonês. Na sua segunda passagem pelo Cruz-Maltino, foram 25 partidas, tendo obtido 12 vitórias, 8 empates e 5 derrotas
+ Cruzeiro encaminha contratação do técnico Zé Ricardo
Após isto, foi rumo ao Japão, onde liderou o Shimizu S-Pulse. O treinador mostrou resultado no começo, mas a queda para a segunda divisão foi inevitável. No total, foram 28 partidas, 11 empates, 11 derrotas e apenas seis vitórias.
Zé Ricardo está sem clube desde que deixou a equipe japonesa, em abril. Agora ele tem a missão de manter o Cruzeiro na elite do futebol brasileiro.