Ronaldo admite que Cruzeiro não endossa divisão da Libra, mas diz que todos ‘querem ceder alguma coisa’
Dono da SAF celeste mostrou otimismo em fundação da Liga e elogiou nível das discussões em live realizada em seu canal na noite de segunda
- Matéria
- Mais Notícias
Questionado sobre Libra, o ex-atacante e dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo, admitiu durante live em suas redes sociais que concorda mais com a proposta do grupo Forte Futebol quanto à divisão de receitas estabelecida em estatuto na Liga Brasileira de Clubes, a qual o clube mineiro é considerado um dos fundadores.
Relacionadas
- A maior discussão neste momento é a discussão dos direitos de transmissão. Parece que a proposta agora é de 40-30-30. A minha opinião é que 50% dividido igualmente para todos é muito mais equilibrado do que 40, 30 e 30, porque você dá muito mais possibilidade para os times menores para ter um melhor orçamento para investir, os times grandes vão continuar ganhando. Eu acho que é mais justo um 50-25-25.
Por seu estatuto, a Libra define a manutenção de 40% da receita igualmente entre todos os participantes da competição, 30% de variável por performance e 30% por engajamento, mas só se as receitas se mantiverem até R$ 4 bilhões.
Caso passe desse montante, admite adotar o modelo da inglesa Premier League, exigido pelos 23 integrantes do Forte Futebol: 50% divididos igualmente, 25% por performance e 25% da receita nos critérios de engajamento.
Para a Série B, a ideia é fixar o repasse de receitas em 20%, um meio termo entre os 15% definidos inicialmente e os 25% pedidos pelos clubes da Segundona.
Em sua live, Ronaldo apontou assinou a entrada do Cruzeiro na Libra já na fundação por acreditar que todos os clubes estão cedendo algo 'em busca de um bem maior.'
- Vai acontecer, e eu espero que seja da maneira mais equilibrada possível para fortalecer todos os clubes. Eu tenho sentido que o Flamengo e o Corinthians estão bem dispostos a ceder. Eles estão liderando a galera toda. O Palmeiras, São Paulo, Santos, Botafogo. Tá todo mundo querendo ceder alguma coisa.
O Cruzeiro, nas reuniões, vem sendo representado pelo CEO do clube, Gabriel Lima. O Fenômeno acredita que as negociações serão realizadas e finalizadas em bom nível.
- É uma discussão normal que está tendo, o Gabriel Lima tem ido a todas as reuniões, parece que o nível é muito bom, vai acontecer a Libra, e estamos terminando as negociações de pequenas coisas. A gente está em um 'time' bom para montar isso e eu estou muito confiante que vai evoluir ainda mais.
+ GALERIA: Veja quem já é integrantes da Libra
ENTENDA A SITUAÇÃO:
Quem integra a Libra
Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Bragantino, Ponte Preta, Flamengo, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Novorizontino, Ituano e Guarani
Proposta de divisão de receitas:
- 40% do valor repartido de forma igualitária entre as equipes
- 30% de acordo com sua performance nas Séries A ou B
- 30% variáveis por engajamento e audiência.
- 15% do valor arrecadado vai para a Série B
Quem integra o Futebol Forte
Athletico, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, CSA, CRB, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás ,Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense. Vila Nova
Proposta de divisão de receitas:
- 50% igualitário
- 25% performance
- 25% comercial, com parâmetros objetivos e mensuráveis
- Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo (referência Premier League), com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano;
- Compromisso de que a Série B receba 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão
Indefinidos até o momento:
Atlético-MG, Internacional, Bahia e Grêmio
TABELA
> Confira jogos e classificação do Brasileirão-22
> Confira jogos e classificação da Série B-22
> Conheça o aplicativo de resultados do L!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias