Ronaldo defende a redução de rebaixados no Campeonato Brasileiro

Para o dirigente da Raposa, ter 20% dos times da Série A caindo é ruim para o torneio

Escrito por

Na Ronaldo TV, canal da Twitch de Ronaldo Fenômeno, dono da SAF do Cruzeiro, o empresário tem feito do espaço para colocar suas opiniões sobre o futebol. O ex-jogador defendeu que o número de rebaixados no Brasileirão seja diminuído para três.


-O Gabriel (Lima, CEO do Cruzeiro) esteve na reunião do Conselho Técnico da CBF, e a gente começou a fazer um movimento para que diminuísse o número de rebaixados. Em nenhuma liga do mundo se rebaixa 20% (dos times) para a segunda divisão. Descer quatro e subir quatro são muitos times. Isso tem que voltar a ser uma pauta no futebol brasileiro. Vamos ter jogos importantes esse ano. Os principais clubes do Brasil estão na Primeira Divisão. Essa pauta não foi tocada, não foi adiante, mas vamos continuar falando daqui para frente – disse o Fenômeno à Ronaldo TV.


Tanto o dirigente, quanto o Cruzeiro fazem parte da Comissão Nacional de Clubes e querem adotar o modelo europeu, pois nas principais ligas, há rebaixamento de três clubes, mas os formatos de disputa e a quantidade de times na elite não são iguais em todos os torneios.

Na Inglaterra, há 20 clubes, sendo que os três últimos caem para a Championship (Segunda Divisão),campeonato em que os dois primeiros sobem diretamente e do terceiro ao sexto jogam um mata-mata pela terceira vaga na elite. Na Itália, os dois da Série B sobem diretamente. Do terceiro ao oitavo, há briga pelo terceiro acesso.


Na Bundesliga, da Alemanha, são 18 clubes, sendo que os dois últimos caem, enquanto o 16º disputa contra o terceiro colocado da segunda divisão quem fica na elite. Já ma Espanha, onde o Real Valladolid, clube que também pertence ao Fenômeno, há queda direta dos três últimos, mas o acesso é feito diretamente para os dois primeiros e, por meio de um play-off, com disputa entre o terceiro e o sexto colocados da segunda divisão.

Siga o Lance! no Google News