‘Trabalho longo no Brasil só quando se quebra a barreira dos resultados’
Mano Menezes comentou que o futebol brasileiro precisa ter mais paciência com os treinadores em início de carreira
Mano Menezes completou dois anos de Cruzeiro recentemente. É o treinador com mais tempo em um clube na Série A. Em termos brasileiros, Mano está no cargo em um período acima da média nacional.
Todavia, o comandante celeste um treinador só permanece muito tempo no cargo em terras brasileiras se conseguir superar a barreira imediatista dos resultados. Após passar por esse probatório, as ganha-se credibilidade para se sustentar no cargo e tentar levar um projeto de longo prazo.
- É importante para os técnicos realizarem trabalhos de longos. Mas falta paciência. Sem resultados a gente não vai a lugar nenhum . Quando você passa a barreira dos resultados imediatos, pode ambicionar outras conquistas e modos de fazer futebol com trabalhados mais duradouros, disse Mano Menezes.
Mano exaltou a "escola gaúcha" de técnicos como a mais longeva nos clubes brasileiros e deu um exemplo da qualidade dos profissionais do Rio Grande do Sul.
- Se o Grêmio não tivesse sido eliminado na Copa do Brasil, os quatro semifinalistas do torneio teriam técnicos gaúchos. Felipão no Palmeiras(o próprio Mano), Osmar Loss, no Corinthians e Renato Portaluppi. Aprendemos com as dificuldades e a resolver problemas. Talvez isso fez o técnico gaúcho durar mais tempo no cargo, disse.
-