menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Único a jogar por Palestra e Cruzeiro, Nogueirinha morre aos 98 anos

O ex-jogador histórico da Raposa jogou pelo clube quando ainda se chamava Palestra Itália e depois da mudança para Cruzeiro Esporte Clube

n
imagem cameraA última aparição de Nogueirinha, o segundo da esquerda para a direita, foi no jogo festivo que o Cruzeiro promoveu para comemorar os 15 anos da Tríplice Coroa- Vinncius Silva
Avatar
Lance!
Belo Horizonte
Dia 10/01/2019
19:08

  • Matéria
  • Mais Notícias

A manhã desta quinta-feira, 10 de janeiro, amanheceu mais triste no Cruzeiro Esporte Clube. Faleceu na noite de quarta-feira, aos 98 anos, o ex-atleta João Nogueira Junior, mais conhecido como Nogueirinha, lenda que defendeu a Raposa quando ainda se chamava Societá Sportiva Palestra Italia.

Natural de Três Corações-MG, Nogueirinha nasceu em 9 de julho de 1920 e se consagrou como um dos personagens mais importantes de toda a história quase centenária do Cruzeiro.

Jogando com a camisa 7, o eterno ponta-direita atuou pelo time celeste entre 1940 e 1947, sendo o responsável por marcar dois gols na primeira partida do clube com a atual denominação, na partida contra o São Cristóvão, já em 1943.Nogueirinha vestiu a camisa cruzeirense em 157 jogos e marcou 50 gols.

Foi campeão pelo clube estrelado do Mineiro em quatro oportunidades, nos anos de 1940, 1943, 1944 e 1945. Contou também com passagens pela Seleção de Belo Horizonte, em 1941, e pelo América-MG.

Homenagem em 2018

Em 25 de novembro de 2018, Nogueirinha recebeu uma grande homenagem promovida pelo clube no Mineirão. No duelo entre o Time Mágico de 2003 e o Cruzeiro Master, em celebração aos 15 anos da conquista do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o ídolo eterno foi o responsável por dar o pontapé inicial da partida no gramado do Gigante da Pampulha.

Na oportunidade, Nogueirinha foi até o centro do campo acompanhado do também ídolo Dirceu Lopes e foi aclamado pela Nação Azul presente no estádio.

O corpo de Nogueirinha será velado no Velório 2 do Cemitério Parque Renascer, em Contagem-MG, a partir das 14h desta quinta-feira. O sepultamento acontecerá nesta sexta-feira, 11 de janeiro, às 11h, no mesmo local.

O Cruzeiro Esporte Clube manifestou condolências à família e amigos do ex-atlea do agradecendo por tudo que Nogueirinha fez com a camisa cruzeirense.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias