O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, palestrou para o elenco celeste na tarde desta sexta-feira,6 de setembro, na Toca da Raposa 2. O tema em questão foi uso e a importância do VAR, que segundo dados da entidade, diminuiu consideravelmente os erros, de 102 no ano passado, para 14 em 2019, até o momento.
Para o dirigente da CBF, o objetivo da palestra é levar informação para os atletas que fazem parte do espetáculo como parte de uma estratégia de 'contenção de crise', já que a tecnologia tem sofrido algumas críticas.
-Eu acho importante, informação é bom em tudo na vida, ainda mais para eles, os jogadores, que participam de todo o processo. Mostrar a eles como funciona, como é feito essa comunicação entre os árbitros dentro da cabine, o conhecimento de protocolo. A tendência disso é só melhorar e o auxílio do jogador é fundamental para acontecer- disse Gaciba.
Outra mudança mostrada por Leonardo Gaciba, e que entrará em vigor no 2º turno do Campeonato Brasileiro, será do acesso do telespectador, ou do torcedor no estádio, às imagens revisadas naquele determinado instante.
-Acho que isso vai mostrar a transparência acima de tudo. É importante que o telespectador veja o porquê do árbitro tomar aquela decisão, que não é aleatória, é baseado em imagens, então isso vai mostrar mais transparência que é o nosso objetivo maior. Mostrar que nosso trabalho está sendo feito em cima de imagens, e imagens que serão mostradas aos telespectadores- declarou.
Além do VAR e seus benefícios, Gaciba esclareceu as novas regras que entraram em vigor nesta temporada. O ex-árbitro também respondeu questionamentos de jogadores em relação ao uso do recurso eletrônico, e ao fim da palestra falou sobre a campanha de respeito ao árbitro de futebol.