menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Fabiane Beltrame aguarda convite para disputar a Rio-2016

Confederação Brasileira de Remo divulga equipe do Brasil nos Jogos e atleta <br>do Vasco, maior nome do país na modalidade, está fora da lista

Fabiana Beltrame (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
imagem cameraFabiana Beltrame espera poder disputar sua quarta olimpíada na carreira &nbsp;(Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 06/04/2016
17:55

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) divulgou nesta quarta-feira os barcos selecionados para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio-2016. A entidade fez a escolha baseada nos resultados da Regata de Classificação Olímpica Latino Americana, que aconteceu há duas semanas, no Chile. Os escolhidos foram os barcos de Double Skif Peso-leve, tanto no feminino quanto no masculino, com as duplas Vanessa Cozzi/Fernanda Nunes e Xavier Vela/Willian Giaretton. O principal nome da modalidade no país, Fabiana Beltrame, da Equipe Furnas, aguarda agora um convite para disputar sua quarta olimpíada - ela foi a primeira atleta do esporte a conseguir uma vaga olímpica, nos Jogos de Atenas-2004. Depois, participou de Pequim-2008 e Londres-2012.

"Fabiana Beltrame é a mais notória atleta da Seleção Brasileira com participação em três olimpíadas, a conquista do campeonato mundial em 2011, diversas medalhas em Copas do mundo e a segunda colocação nos últimos Jogos Pan-Americanos", diz a nota divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Remo.

Na competição no Chile, a Seleção brasileira conquistou classificação olímpica nas quatro provas disputadas, incluindo o Single Skiff de Beltrame. Mas, segundo as regras estabelecidas pela FISA (Federação Internacional de Remo), o país que tenha classificado mais de um barco deverá optar apenas por um de cada gênero. A regra tem como objetivos colocar o maior número possível de países e fomentar o equilíbrio entre gêneros no evento.

As provas de Double Skiff Peso-leve foram vencidas pelas duplas do Brasil, tanto no masculino quanto no feminino, um feito inédito. Nos barcos Single Skiff, o esporte obteve ainda o segundo lugar no feminino e o terceiro no masculino.

A regra para definição da vaga determina que, em condições iguais de vento, o barco com melhor percentual em relação ao tempo de referência obtém a vaga e, no caso de alteração na condição de vento, o barco com melhor colocação na prova conquista a vaga.

E, segundo a CBR, nas duas hipóteses, os barcos Double Skiff Peso-leve, masculino e feminino tiveram melhor resultado quando comparado aos barcos individuais, deixando claro que são os barcos detentores das vagas olímpicas, tanto por melhor velocidade quanto por melhor colocação final.

A Confederação Brasileira de Remo encaminhou ontem um pedido ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) junto à Federação Internacional de Remo e ao Comitê Olímpico Internacional para que o Brasil possa estar presente nas quatro provas nas quais se classificou. Ao mesmo tempo, a FISA foi oficiada diretamente pela entidade. Fabiana aguarda agora uma decisão desses órgãos para saber se irá disputar sua quarta olimpíada.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias