Curiosidades da pole de Verstappen: 2ª da carreira, troféu, fim de escrita…
Pole position no GP Brasil deste domingo (17) foi a segunda da carreira do holandês, que pôs fim a cinco anos de domínio da Mercedes em Interlagos. Max quer 'vingar' GP de 2018
- Matéria
- Mais Notícias
Após dominar o qualifying no sábado, Max Verstappen, da Red Bull, vai largar na ponta do GP do Brasil de Fórmula 1, que será realizado neste domingo no autódromo de Interlagos, a partir das 14h10. Ele cravou o melhor tempo do final de semana no Q3 (1min07s508), seguido de Sebastian Vettel, da Ferrari (1min07s631) e do hexacampeão Lewis Hamilton (1min07s699), da Mercedes. Quarto colocado na classificação, Charles Leclerc largará na 14ª posição por causa de uma punição por ter feito alterações no motor para a prova.
Pelo feito, o jovem piloto holandês recebeu, das mãos de Rubens Barrichello, o troféu dado ao pole a cada etapa da temporada.
Apesar de já ter sete vitórias na categoria, foi apenas a segunda pole position da carreira do piloto holandês. A outra aconteceu no GP da Hungria deste ano. Naquela corrida, mesmo sendo o favorito por conta do travado circuito de Hungaroring, Verstappen chegou na segunda colocação, superado por Lewis Hamilton, da Mercedes, vencedor da prova.
Com a pole obtida em Interlagos, o piloto da RBR também pôs fim a cinco anos de domínio da Mercedes em treinos qualificatórios no circuito brasileiro que durava desde 2014.
- Desde o Q1 o carro estava voando, estava agradável de dirigir. Estamos muito felizes com isso, vou tentar concluir isso (amanhã) agora - disse Verstappen após a pole.
Ao se referir em 'tentar concluir', o holandês deve ter lembrado do GP do Brasil do ano passado, quando jogou fora uma corrida praticamente ganha ao colidir com Esteban Ocon. Portanto, o holandês tem motivos de sobra para tentar 'se vingar' da besteira de 2018 e se 'reconciliar' com Interlagos.
Max nasceu em berço de automobilistas. Ele é filho do ex-piloto de F-1 Jos Verstappen com a ex-piloto de kart Sophie Kumpen. Piloto mais jovem a competir na Fórmula 1, com apenas 17 anos, no GP da Austrália de 2015, Verstappen começou na equipe Toro Rosso, mas logo foi alçado à matriz Red Bull. Mais jovem a marcar pontos na categoria, ele rapidamente tornou-se também o piloto mais novo a vencer um GP de F-1, ao triunfar em Barcelona, no GP da Espanha de 2016, aos 18 anos e 228 dias.
Atualmente ele tem 29 pódios, com 905 pontos em 100 GPs disputados.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias