A Ence eSports é a campeã da terceira temporada da Rainbow Six Pro League 2017. A equipe finlandesa ficou com o troféu após vencer a Black Dragons por 2 a 0, na grande final da competição, que aconteceu no último domingo, na MAX5 Arena, em São Paulo. O time brasileiro conseguiu a classificação de forma heroica ao superar a bicampeã e invicta no torneio, Penta Sports, na semifinal, mas não resistiu à última partida e ficou com o vice-campeonato pela segunda vez. Antes, a Ence havia eliminado a também brasileira Team Fontt, uma das favoritas ao título.
Mais uma vez, o público brasileiro mostrou o porquê de o país ser considerado um dos mais apaixonados pelo Rainbow Six. Os fãs lotaram a arena e não pararam de torcer um minuto sequer. A força da torcida fez com que as equipes brasileiras tivessem um integrante a mais em cada partida.
Na grande final, o primeiro mapa foi o Oregon, escolhido pela BD, escalada com Wagner "wag" Alfaro, Gustavo “Psycho” Rigal, Júlio “Julio” Giacomelli, João "Kamikaze" Gomes e Pedro "pzd" Dutra. Ele, entretanto, foi dominado pela Ence, que venceu por 5 a 2, sem dificuldades. A equipe foi escalada com Jouni “Bounssi” Salo, Niklas “Willkey” Ojalainen, Otto “pannari” Heikkinen, Ville "SHA77E" Palola e Juhani “Kantoraketti” Toivonen.
Já o Chalé, escolha da finlandesa, pareceu que seria palco de um “passeio” da BD, que chegou a abrir 4 a 0 de vantagem sobre a rival. Mas o que parecia improvável aconteceu: a Ence conseguiu levar a partida ao overtime, virou o placar por 6 a 4, e ficou com o título inédito de melhor do mundo. Ao todo, foram distribuídos US$ 275 mil em premiações na terceira temporada da Rainbow Six Pro League 2017. A vencedora levou para casa US$ 75 mil.
Gustavo “Psycho” Rigal, da Black Dragons, analisou as finais e projetou o futuro da equipe no próximo ano.
- Um ponto muito bom é que a gente chegou à final de um mundial. Mas, ao mesmo tempo, a gente fica um pouco triste porque tínhamos a vitória nas mãos e mesmo assim não conseguimos agarrá-la. Chegamos muito longe com essa line-up. Isso é uma prova da nossa competência. Mas a nossa expectativa para as próximas competições é vencer tudo o que encontrarmos em nosso caminho, vencer tudo e ser campeão mundial.
SEMIFINAIS
Team Fontt vs Ence
O duelo de abertura das semifinais terminou com a equipe brasileira Team Fontt sendo derrotada pela finlandesa Ence eSports por 2 a 0. Surpresa para os fãs brasileiros, que acreditavam no time como um dos favoritos ao título.
Escolha da Ence, o Consulado foi o cenário da vitória do primeiro mapa. Os finlandeses foram protagonistas e dominaram taticamente a disputa até o fim.
Já o Chalé foi palco de um modesto contra-ataque da Fontt, ainda no início do confronto. Porém, seus esforços não foram suficientes para uma virada. O mapa terminou em 4 a 3 para a Ence, que garantiu a classificação para a grande final. A equipe brasileira contou com Leonardo “Astro” Buzzachera, Gabriel “Cameram4n” Hespanhol, Rafael “Mav” Loureiro, João Vitor “HSnamuringa” da Silva e Guilherme “Gohan” Alf na partida.
Para Astro, da Fontt, a derrota não deve desanimar a equipe.
- Acho que a gente, ao longo das temporadas, teve um desempenho bom, mas infelizmente não conseguimos ler as táticas do adversário. Agora, mesmo com a eliminação, não podemos nos abater. Precisamos focar nos treinos, melhorar e ter mais coesão para vencermos.
Black Dragons vs Penta Sports
Apreensão seguida de vitória da equipe brasileira. O jogo entre Black Dragons e Penta Sports, duas vezes campeã do mundial, foi emoção do início ao fim. E para alegria dos fãs da BD, que não pararam de incentivar um minuto, a partida terminou com vitória por 2 a 0 e classificação para a final. Surpresa para todos, que viram a primeira derrota da equipe europeia atuando de forma presencial na Pro League 2017.
A partida começou com o mapa Chalé, escolha da BD. Com boa leitura de jogo, a Penta começou vencendo. Porém, o time brasileiro cresceu na partida e disputou ponto por ponto até conseguir a virada por 5 a 3. A MAX5 Arena, lotada de fãs da equipe, veio abaixo.
No Casa de Campo, escolha da até então favorita Penta, a BD manteve a frieza ao analisar as táticas da adversária. A Penta, que teve à disposição Daniel “Goga” Mazorra Romero, Fabian “Fabian” Hällsten, Thomas “Shas[O]Udas” Lee, Balazs “Blas” Kovari, Joonas “jNSzki” Savolainen, Niclas “Pengu” Mouritzen e Niklas “KS” Massierer, não conseguiu reagir. A equipe viu sua rival abrir vantagem e fechar a partida por 5 a 2. Com a vitória, a BD alcançou sua segunda final da Rainbow Six Pro League.
ANÚNCIO DO TERCEIRO ANO DE RAINBOW SIX SIEGE
No intervalo entre as semifinais e a decisão da Pro League, a Ubisoft apresentou o plano de novos conteúdos e expansões para 2018 aos fãs de Rainbow Six Siege.
Em 2018, o terceiro ano de competições da modalidade será estruturado com novidades divididas em quatro temporadas, incluindo:
• oito novos operadores das CTUs mundiais de alto desempenho;
• dois novos mapas com cenários da Itália e Marrocos;
• um novo mapa já existente recriado com novo nível de design e direção de arte
O Ano 3 começará com a Operação Chimera. Esta temporada terá dois operadores especialistas em situações biologicamente arriscadas que, além de serem jogáveis nas partidas multiplayer, terão de enfrentar durante quatro semanas uma grande ameaça no que será o primeiro evento cooperativo da história do jogo, chamado Outbreak. Este evento estará disponível durante quatro semanas gratuitamente para os proprietários do Rainbow Six Siege. Ele também contará com uma coleção exclusiva de itens cosméticos, disponível somente durante o período do evento.
A revelação completa da Operação Quimera e Outbreak ocorrerá em Montreal, no Six Invitational 2018. Mais informações sobre o Ano 3 estarão disponíveis em breve.
O Season Pass do Ano 3 estará disponível para compra a partir de 12 de dezembro. Antes disso, os jogadores ainda têm uma última chance de comprar o passe de temporada do Ano 2 que inclui não apenas oito operadores (Mira, Jackal, Ying, Lesion, Ela, Dokkaebi, Vigil e Zofia ), mas também uma série de itens exclusivos de personalização.