A Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE) e o Arena Hub anunciaram uma parceria que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos e iniciativas que estimulem o crescimento dos esportes eletrônicos no Brasil.
Na prática, a CBGE irá contribuir tecnicamente nos projetos das startups associadas ao Arena Hub, envolvendo seus parceiros internacionais, via acordos já assinados principalmente com o Cinturão Asiático de games, que inclui os 11 principais países do sudeste asiático e as principais empresas desenvolvedoras de jogos e de streaming, lideradas pela Tencent.
Dentre os possíveis projetos com o Arena Hub, a CBGE pretende desenvolver novas parcerias para viabilizar sua atuação junto à comunidade gamer do Brasil, com iniciativas que possibilitem inovação e tecnologia em projetos educacionais e cursos profissionalizantes relacionados ao mercado de trabalho do setor, além de eventos nacionais e internacionais.
A CBGE é a entidade nacional filiada à GEF (Global Esports Federation), com sede em Cingapura, que vem trabalhando para o reconhecimento dos esports como esporte olímpico no mundo. Neste cenário, a confederação atua para contribuir no desenvolvimento da modalidade no país e perante a comunidade internacional.
“O crescimento vertiginoso dos esports nos últimos anos e o atual momento do mercado pede novas práticas e inovações, e por isso estamos muito contentes com a parceria firmada com o Arena Hub. A expectativa é de que essa união contribua para a evolução do cenário, auxiliando atletas, clubes e outros profissionais que desejam construir uma carreira de sucesso no setor. É mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Confederação Brasileira de Games e Esports em dar cada vez mais credibilidade para os esportes eletrônicos em nosso país”, afirma Paulo Ribas, presidente da CBGE.
Localizado dentro do Allianz Parque, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, o Arena Hub é um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo. O projeto, idealizado pela EY e 2simple em parceria com o Governo do Estado de SP e a Federação Paulista de Futebol, é realizado em conjunto com V3A, BNZ e Allianz Parque, tendo como objetivo conectar profissionais, startups, entidades, investidores e grandes empresas para criar, apoiar e acelerar iniciativas que se utilizem do esporte para promover uma transformação digital e social.
“Essa parceria é muito importante para o desenvolvimento do ecossistema esportivo, principalmente porque o esport é uma das modalidades que mais crescem atualmente. Reunir estes players e promover o compartilhamento de conhecimento e fomento ao esporte como um todo é o objetivo do Arena Hub e estamos, cada vez mais, fortalecendo essa meta”, afirma Renato Gil, co-founder do hub.
Cenário dos esports
A parceria chega em um momento de ascensão do cenário de esportes eletrônicos tanto em popularidade como investimento. De acordo com a consultoria Newzoo, especializada em games e esports, em 2020, o setor deve gerar mais de US$ 1 bilhão em receitas com crescimento de cerca de 10% comparado aos números do último ano. Se não fosse o impacto da COVID-19, o aumento seria ainda maior.
No Brasil, já são mais de 20 milhões de torcedores e entusiastas de esports, segundo pesquisa da Newzoo realizada em 2019. O país é líder absoluto na América Latina e ocupa a terceira colocação no ranking mundial de público cativo de esportes eletrônicos, atrás apenas de China e Estados Unidos.