Apesar da crise financeira, o Barcelona buscou no mercado e conseguiu contratar reforços de peso nesta janela de transferências da Europa. Foram nomes que renderam um investimento de 153 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões de reais na cotação atual).
Nesta lista de peso estão o atacante Raphinha, o reforço mais caro, que custou aos cofres do clube espanhol 58 milhões de euros. Na sequência, vêm Lewandowski (45 milhões de euros) e Koundé (50 milhões de euros).
O primeiro gol do polonês com a camisa do clube catalão aconteceu diante de 83 mil pessoas, no Camp Nou, pelo Troféu Joan Gamper, contra o Pumas, do México, e terminou 6 a 0. O zagueiro Jules Koundé fez a sua estreia também neste jogo comemorativo, assim como Raphinha.
O bom resultado da última partida entusiasmou a torcida do time catalão, que começou a renovar a confiança na equipe, seja assistindo pela TV ou torcedores que compraram seus FC Barcelona ingressos para apoiar ao time pessoalmente no estádio do clube.
E para equilibrar a situação econômica do clube, o Barcelona fez a venda, recentemente, de 25% dos seus direitos televisivos dos jogos da liga pelos próximos 25 anos. O valor? Aproximadamente 670 milhões de euros.
O jogo contra o Pumas de México aconteceu no estádio do Barça já com o nome ‘Spotify Camp Nou’, segundo o acordo comercial publicitário feito com a plataforma Spotify. O presidente do clube, Joan Laporta declarou para a imprensa:
- Fizemos o que devia ser feito para que o Barcelona volte a ser uma referência. O mundo do futebol está olhando novamente para o Barça - afirmou.
O Barcelona sem Lionel Messi
Era evidente a necessidade de trazer jogadores que pudessem trazer bons resultados para o time espanhol. Depois de quase duas décadas, o Barça estava sem o Lionel Messi, passando uma temporada sem títulos.
Lewandowski custou em torno de 50 milhões de euros, enquanto o Raphinha custou quase 60 milhões de euros, e Koundé 50 milhões de euros. O ataque do Barça virou um poder ofensivo fantástico contando também com Ansu Fatin, Martin Braithwaite, Pierre Emerick Aubameyang, Ferrán Torres e Memphis Depay.
Há exatamente um ano Messi deixou o clube catalão, e o argentino, em 21 anos, conquistou 31 títulos. Embora o craque esteja defendendo as cores do PSG atualmente -o contrato com o time francês vai até junho de 2023 com a opção de renovação- o Barça ainda sonha com a possibilidade de tê-lo novamente no time.
É praticamente unânime que os torcedores do Barcelona desejam a volta do Messi para finalizar a sua carreira vestindo a camisa cujas cores defendeu por tantos anos. Mas o clube espanhol hipotecou o seu futuro com os recentes investimentos em outros jogadores, tentando melhorar o grave problema financeiro com a venda dos direitos da TV.
O que acontecerá no futuro? Ninguém sabe com certeza. Só resta aos torcedores, jogadores, equipe técnica e dirigentes, torcer pelo sucesso do clube espanhol, que só pode acontecer obtendo bons resultados daqui por diante.
Próximos jogos do Barça para torcer
As próximas datas das partidas do Barcelona são:
⦁ Sábado 13 de agosto às 21:00 hs = FC Barcelona vs. Rayo Vallecano (no Camp Nou)
⦁ Domingo 21 de agosto às 22:00 hs = Real Sociedad vs. FC Barcelona (no Reale Arena)
⦁ Quarta feira 24 de agosto às 21:30 hs = FC Barcelona vs. Manchester City (Jogo amistoso no Camp Nou)
⦁ Domingo 28 de agosto às 19:30 hs = FC Barcelona vs. Real Valladolid (no Camp Nou)
Todos aqueles que torcem pelo FC Barcelona poderão assistir aos jogos, adquirindo os seus ingressos no próprio clube ou em hellotickets, dando força para um clube que está focado em voltar a ser aquele time vencedor. E, quem sabe, com novos títulos seja possível ver Messi encerrar a sua brilhante carreira no clube que defendeu por tantos anos.