Acostumado às altas velocidades em duas rodas nas pistas que rasgam a América do Sul, o piloto Flávio Trevizan reconhece os perigos de sua paixão, por isso aconselha aos novatos que usem e abusem de jogos e simuladores de corridas de motos antes de se arriscarem em cima das máquinas possantes.
"Os simuladores hoje entregam uma sensação de realidade. Pilotos de avião e de Fórmula 1 treinam em máquinas virtuais; na motovelocidade isso também é possível. Além dos jogos super realistas, também há equipamentos físicos que simulam perfeitamente uma moto. Sabemos que velocidade é algo perigoso, então, quanto mais encascorado o piloto for, mais seguro ele vai estar em rodar pelas estradas", explica o veterano.
Entre os jogos de PC e console, Trevizan indica MotoGP 2021 e Ride 4, títulos que simulam, visualmente, toda a experiência de uma corrida. Entretanto, segundo ele, para os pilotos adquirirem os reflexos exigidos pelas pistas da vida real, é necessário a utilização de corpos que representem uma moto real, com direito a peso, mobilidade e comandos.
"Não estou dizendo que jogar horas e horas vai te tornar um grande piloto, mas acredito que essa sensação que a realidade virtual proporciona hoje em dia pode ajudar bastante. Portanto, quem tiver condições, eu aconselho, sim, treinar bastante, principalmente as curvas. O importante é criar os reflexos, para que chegue o mais 'automático' nas pistas.
Além de piloto e entusiasta da velocidade sobre duas rodas, Flávio Trevizan também é influenciador digital, possuindo mais de 725 mil seguidores no Instagram, onde é conhecido como "Vovô do Grau", dono de uma loja de motos e praticante de "wheeling", que são manobras acrobáticas sobre a moto, como empiná-la.