O EA Sports FIFA 23, que vai trazer diversas novidades e inovações para os fãs de games, também teve suas novidades reveladas e mudanças significativas em seu modo de jogo mais famoso, o FIFA Ultimate Team. Vale ressaltar que, desde o seu lançamento, o "FUT" nunca teve mudanças tão drásticas quanto se espera na próxima edição, e entre química reformulada, modo de cenário e crossplay, destacamos o que vem por aí no modo Ultimate Team do EA Sports FIFA 23.
+ Relembre capas antigas do FIFA
FUT Moments
O FUT Moments é o modo de cenário que está retornando ao EA Sports FIFA. Serão apresentadas situações de jogo e desafios específicos, como por exemplo, buscar uma virada improvável em poucos minutos para o fim da partida. Os desafios podem ser baseados em situações de partidas icônicas.
Completando estes objetivos, o jogador será recompensado com a nova moeda do Ultimate. As Fut Stars se unem às coins e também aos FIFA Points, e com elas, o jogador pode desbloquear recompensas que estarão disponíveis desde o começo da temporada e outras que serão pontuais.
Sistema de entrosamento com novidades
Tido como um dos principais sistemas do Ultimate Team, o entrosamento - conhecido também como química - passou por uma reformulação completa. A primeira delas é que os jogadores não sofrem mais perda de desempenho com baixa química, apenas deixam de ganhar um "upgrade".
Além disso, as ligações se foram e agora todos os jogadores no campo se influenciam, não só os que estão conectados. Dessa forma, as cartas agora podem receber upgrades de 1 a 3 de acordo com os outros atletas da equipe. As regras, a partir de agora, são:
- 2 jogadores do mesmo time garantem 1 ponto de química;
- 3 jogadores da mesma nacionalidade equivalem a 1 ponto;
- 3 jogadores da mesma liga equivalem a 1 ponto;
- Ídolos melhoram jogadores da mesma nacionalidade;
- Heróis dão boost para cartas da mesma liga.
No trailer do EA Sports FIFA 23, são revelados 4 dos novos Heróis do FIFA Ultimate Team: Park Ji-Sung, Yaya Touré, Claudio Marchisio e Ricardo Carvalho. Com a mudança no sistema de entrosamento, o preço das duas categorias especiais de carta tendem a ter um preço parecido. Antes, os Ídolos custavam muito mais do que os Heróis por facilitarem o link em times híbridos se ligando a qualquer carta.
Posição Secundária
Além do seu local ideal de atuação, como era possível perceber até a edição passada, agora, o jogador passa a contar com pelo menos uma posição secundária, por vezes podendo chegar até três. É possível alterar qual será a primária e encaixar melhor o atleta na equipe. Podemos utilizar como exemplo o jogador João Cancelo, do Manchester City.
O português pode atuar nos dois lados do campo, mas isso não era possível anteriormente. Agora, Cancelo tem como posição primária a lateral direita e o outro flanco como secundário. Dessa forma, basta utilizar a mudança de posição.
Crossplay
Algo que é muito pedido pelos fãs do EA Sports FIFA, os jogos envolvendo consoles distintos, enfim, será possível no EA Sports FIFA 23. A novidade será viável para todos os modos 1x1 e também no FUT Champions. O crossplay acontece entre plataformas da mesma geração – PS4 com Xbox One; PS5, Xbox Series, PC e Stadia.
Personalização
Melhorias no Estádio do FUT oferecem mais opções visuais para tornar a casa do seu clube ainda mais fantástica. Um novo teto com boas inovações, assim como melhorias nos efeitos visuais, aumenta a variedade para que você torne a sua casa única, enquanto troféus no gramado e mosaicos 3D animados lhe dão mais formas de destacar o seu Estádio do FUT.
O EA Sports FIFA 23 estará disponível oficialmente a partir do dia 30 de setembro para PC, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, PlayStation 4, PlayStation 5 e Stadia.