menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Fifa adota tecnologia e terá ingressos 100% digitais na Copa do Mundo do Qatar

Bilhetes serão disponibilizados em um aplicativo exclusivo aos torcedores, que será lançado pela Fifa até o fim de outubro<br>

Taça Copa do Mundo - Qatar
imagem camera(Foto: Divulgação/ SC Qatar 2022)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 18/10/2022
15:45
Atualizado em 18/10/2022
16:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O uso da tecnologia em grandes eventos se tornou uma tendência mundial e chegou à Copa do Mundo. Organizadora do evento, a Fifa promoverá uma novidade na edição do Qatar: os ingressos para o público geral serão 100% digitais.

Os bilhetes serão disponibilizados em um aplicativo exclusivo aos torcedores, que será lançado pela FIFA a partir no fim de outubro. Os ingressos serão carregados e ativados ao acessar os estádios, garantindo maior segurança ao fãs. 

De acordo com Samuel Ferreira CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, facilitar o consumo em um negócio é essencial para fidelizar clientes e atrair novos consumidores. É por isso que, mais do que nunca, os produtores precisam garantir que o processo de venda seja seguro e eficaz.

+ Ranking aponta os 50 atletas mais comercializáveis do mundo em 2022; veja a lista

- É possível, criar soluções exclusivas que atendam à demanda do projeto. Com tantas facilidades digitais hoje, o público tende a deixar antigos hábitos de lado, para aderir a soluções mais práticas, inovadoras e, sobretudo, seguras - disse Ferreira.

Além do aplicativo, será necessário que todos os torcedores possuam o Hayya Card Digital, documento de identificação solicitado pelo governo do Qatar para a entrada no país e aos estádios, junto ao ingresso.

Fifa - aplicativo - Copa do Mundo
Fifa aderiu à tecnologia para Mundial do Qatar (Foto: Divulgação/Fifa)

A alta tecnologia nos eventos sempre foi um foco de interesse dos produtores, em busca do contentamento e segurança do público. É o que defende a especialista Sylmara Multini, CEO da IDG NFT (Internacional Digital Group).

- A tecnologia já é uma realidade nos eventos esportivos, e a tendência é crescer cada vez mais. Não só para a compra de ingresso e identificação dos fãs, mas também para sorteios, compra de alimentação e produtos dentro desses espaços. Essa identidade digital vai facilitar as compras e diminuir as possíveis fraudes. A cada edição de grandes eventos, novas aplicações são testadas e incorporadas - explicou Sylmara.

+ Negócios, análises e dados do esporte: conheça o LANCE!BIZ

No Brasil, alguns clubes trabalham nesta direção. O Palmeiras, por exemplo, negocia com empresas para implementar o acesso ao Allianz Parque por meio de reconhecimento facial. O Inter está fazendo uma transformação digital com uma nova plataforma que terá sua primeira fase de lançamento no mês de outubro.

- Teremos um sistema com os ingressos em QR Code dinâmico. Os bilhetes serão disponibilizados no momento de abertura dos portões e o aplicativo irá gerar um QR Code que será renovado a cada 10 minutos, que não poderá ser impresso - disse Victor Grunberg, vice-presidente de administração e patrimônio do Internacional.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Em busca do hexa, o Brasil está no Grupo G ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias