Análise: Mais do que resultado, é o desempenho do Flamengo que preocupa
Diante do Independiente Del Valle, time de Vítor Pereira repete deficiência de jogos anteriores e tem em Arturo Vidal a única novidade positiva
- Matéria
- Mais Notícias
O Flamengo retorna de Quito vivo na Recopa Sul-Americana, mas, mais do que a derrota por 1 a 0, é o desempenho do time de Vítor Pereira que gera preocupação visando a temporada. Diante do Independiente Del Valle, a equipe voltou a atuar mal. Sem conseguir impor seu ritmo de jogo, foi dominada, não teve produção ofensiva, tampouco foi segura defensivamente. A entrada de Vidal, que se desdobrou na marcação pelo lado esquerdo e liderou o time, foi a única novidade positiva.
Na volta, na próxima terça, o Flamengo receberá o Del Valle no lotado Maracanã. Será um duelo decisivo no qual os cariocas, em busca de uma identidade, precisarão superar um adversário que tem um estilo de jogo definido e não abrirá mão dele fora de casa. Saiba tudo sobre a partida aqui.
Relacionadas
A altitude de 2.850 metros é um fator a ser levado em consideração, mas o cenário visto em Quito já se repetiu em partidas disputadas no nível do mar. Palmeiras, Al Ahly, Volta Redonda, Al Hilal... Em todos estes jogos, o Flamengo não apresentou um futebol seguro, correndo muitos riscos e contando, muitas vezes, com as individualidades para buscar o placar, mas nem sempre é possível.
Vale destacar que, mesmo na altitude, Vítor Pereira terminou o jogo com duas trocas a fazer. Sinal de que o treinador não percebeu sinais de desgaste entre os atletas, ou que as opções no banco não eram as ideiais. Além de Everton Cebolinha, que entrou na etapa final, só haviam garotos à disposição de VP para o setor ofensivo: Matheus França, Matheus Gonçalves, Lorran e Mateusão.
Os números comprovam o domínio equatoriano. O Flamengo teve apenas 42% de posse de bola - o menor índice sob o comando de Vítor Pereira -, finalizou sete vezes contra 25 do adversário e trocou quase 150 passes a menos do que o Del Valle na partida. A única chance clara de gol foi no primeiro tempo, com Gabi ficando cara a cara e chutando para defesa do goleiro Moisés Ramírez.
A fase técnica de alguns jogadores também deve preocupar a comissão técnica de Vítor Pereira. Em 2023, o futebol de Arrascaeta ainda não apareceu. Contra o Del Valle, mais uma vez, foi discreto. O meia uruguaio é apenas o exemplo mais claro, já que, nos últimos anos, o camisa 14 foi brilhante.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias