O Flamengo acertou renovações de nomes importantes, trabalha pelo retorno de Gerson e tem Juan Quintero no radar, mas também conta com "reforços caseiros" para ter um 2023 de sucesso. A recuperação de Rodrigo Caio é um deste fatores, enquanto a consolidação de atletas contratados na segunda janela de transferências de 2022 é outro. São os casos de Cebolinha, Vidal e Pulgar.
Em seu primeiro semestre pelo Flamengo, o trio de reforços não conseguiu entrar na briga pela titularidade do time de Dorival Júnior por diferentes motivos, mas há a confiança no departamento de futebol de que todos terão um desempenho melhor a partir de janeiro, uma vez que estão adaptados ao clube e iniciarão os treinos sob o comando de Vítor Pereira junto aos companheiros.
+ Vaivém do LANCE!: todas as transferências do futebol brasileiro no Mercado da Bola
Erick Pulgar, Vidal e Cebolinha se apresentaram em boas formas na segunda-feira. O atacante, reforço mais caro da última janela do futebol brasileiro, tem se destacado nas atividades. Nesta sexta, marcou um golaço (veja abaixo). O desafio do camisa 11 é colocar uma "pulguinha" atrás da orelha de Vítor Pereira na formação do setor, que consagrou a dupla de Pedro e Gabigol em 2022.
CLUBE SEGUE ESTRATÉGIA POR GERSON
Enquanto Gerson treina à parte do elenco do Olympique de Marselha e o técnico do clube não conta com o retorno do meia, o Flamengo segue em negociação com o clube francês. As conversas, iniciadas ainda em novembro, estão avançando lentamente. Nos últimos dias, as duas partes cederam e a diferença entre o valor exigido pelo Olympique e o oferecido pelo Flamengo diminuiu.
Como não surgiram outros interessados no brasileiro, o Marselha já mostra-se menos inflexível. O tempo que esteve a favor do Flamengo, mas, com o início da pré-temporada e a proximidade do Mundial de Clubes, marcado para 1º de fevereiro, começa a tornar necessário o final da tratativa.
Outro nome que o clube olha com atenção é o de Juan Quintero. O meia colombiano se despediu do River Plate e tem futuro indefinido. Seu contrato com o Shenzhen FC (CHN) é até o final de 2023.