menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

BAP, Dunshee ou MGM? Começa eleição que define novo presidente do Flamengo

Novo mandatário do clube será conhecido após às 21h desta segunda-feira

eleicao-flamengo-3-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraEleição que vai definir o novo presidente do Flamengo começou pouco depois das 8h desta segunda-feira (8), na Gávea (Foto: Marcio Dolzan/Lance!)
Avatar
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro
Dia 09/12/2024
08:58
Atualizado em 09/12/2024
14:58

  • Matéria
  • Mais Notícias

Começou, ainda que com sete minutos de atraso, a eleição que vai definir o novo presidente do Flamengo. O pleito que vai definir o mandatário do clube pelos próximos três anos é disputado pelos oposicionistas Luiz Eduardo Baptista, o BAP, e Maurício Gomes de Mattos, o MGM; Rodrigo Dunshee é o candidato da situação.

continua após a publicidade

➡️Eleição Flamengo: sócios definem próximo presidente nesta segunda-feira

O atual mandatário, Rodolfo Landim, foi o primeiro a votar nesta segunda-feira (9). O dirigente, aliás, foi o motivo do atraso do início do pleito: ele estava na área de votação desde cedo conversando com dirigentes e funcionários do Flamengo, e usando a camiseta da chapa de seu candidato. A comissão eleitoral informou que a votação só começaria depois que ele deixasse o espaço.

A votação acontece até às 21h no ginásio do clube, na sede da Gávea, na Zona Sul do Rio. Não há um favorito para o pleito — nos últimos meses, pesquisas encomendadas pelas diferentes chapas em geral colocavam o candidato do grupo na dianteira nas intenções de voto.

continua após a publicidade

Pela primeira vez, a eleição no Flamengo é realizada por urnas eletrônicas. Elas foram fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), e são as mesmas utilizadas nas eleições gerais e municipais. Com isso, o resultado da votação deve ser conhecido poucos minutos após o término do pleito.

Dois representantes do Ministério Público do Rio (MPRJ) também acompanham a votação. O órgão está no local na condição de “observador”, e segundo o MPRJ a iniciativa acontece a partir de pedido do próprio Flamengo.

continua após a publicidade

Eleição no Flamengo começa com filas

A eleição no Flamengo começou com formação de fila, mas quase a totalidade dos presentes nos primeiros minutos era formada por pessoas ligadas a alguma das chapas. Usando camisetas dos candidatos, a intenção era demonstrar força. Aos poucos, eleitores sem identificação sobre preferência de chapa começaram a aparecer.

O entorno da sede da Gávea está tomado por cabos eleitorais dos candidatos. Eles agitam bandeiras desde a hora anterior à abertura das urnas.

Eleição no Flamengo
Eleição que define novo presidente do Flamengo acontece nesta segunda (Foto: Marcio Dolzan/Lance!)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias