Basquete: Flamengo vence o Real Estelí e é campeão da Champions League Américas
Rubro-Negro venceu final com público na Nicarágua e garantiu vaga no Mundial
O Flamengo é o grande campeão da Champions League Américas. Na noite desta terça-feira, o Rubro-Negro bateu o Real Estelí, em Manágua, na Nicarágua, por 84 a 80, diante de público. Hettsheimeir foi o cestinha da partida, com 21 pontos, e acabou eleito como o melhor jogador da decisão.
Campeão da Liga das Américas em 2014, o clube carioca agora é, portanto, bicampeão das Américas.
Os segundos finais e o início de uma comemoração que não tem hora pra acabar! QUE ELENCO! É O ORGULHO DA NAÇÃO! ❤️🖤 #FlaBasquete #NaçãoBRB #RetomadaDasAméricas pic.twitter.com/UcyQ9KLSJl
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) April 14, 2021
Cabe destacar ainda que o Fla terminou a competição invicto. Com o título, o Rubro-Negro garantiu vaga no próximo mundial interclubes de basquete.
COMO FOI A FINAL
O Flamengo começou a 220 volts e, com apenas três segundos, Lucas Martinez mostrou logo o cartão de visitas e acertou uma bola de três. Yago fez bela jogada individual e deixou Hettsheimeir na boa para fazer mais dois pontos. O Real Estelí estava bem na partida e conseguiu abrir uma vantagem no placar. Martinez novamente converteu pra três, seguido por Hettsheimeir e Yago, que também anotaram de fora do perímetro. Em jogo muito equilibrado, os donos da casa terminaram o período com um ponto na frente: 25 a 24.
O time rubro-negro voltou para o segundo quarto com Diego Figueredo e Rafael Mineiro em quadra. Leo Demetrio recebeu linda assistência do argentino e cravou mais dois pro Fla, que passou à frente no marcador. Lucas Martinez mostrou que realmente estava com a mão calibrada e converteu outra bola de três. Marquinhos recebeu livre e arremessou para mais três pontos. O Real Estelí cometia muitos erros e o Mais Querido aproveitava para pontuar. Jhonatan Luz, da zona morta, anotou mais três e colocou oito pontos na frente. Hettsheimeir se destacava na partida com 15 pontos. Os cariocas foram para o intervalo com sete pontos de vantagem: 44 a 37.
Os primeiros pontos do Flamengo no terceiro período vieram das mãos de Lucas Martinez. Marquinhos, em bela jogada de infiltração, anotou mais dois e, na sequência, converteu para três. O Fla fazia um ótimo quarto, trabalhando bem as bolas no ataque e ampliando a vantagem no marcador. Hettsheimeir e Marquinhos eram os grandes destaques, tanto nas jogadas ofensivas quanto defensivamente. Leo Demetrio acertou uma bola de três em um momento importante do quarto. O FlaBasquete continuou na frente: 67 a 60.
No último quarto, o Real Estelí cresceu no jogo e deixou o confronto eletrizante. Quando os donos da casa encostaram no placar, Yago converteu uma bola de três importantíssima para o Fla. Novamente, o Monstrinho rubro-negro chamou a responsabilidade e fez uma bela jogada de infiltração, anotando mais dois. Faltando pouco mais de três minutos para terminar, o Real Estelí passou à frente no marcador. Bem postada, a defesa rubro-negra trabalhava muito bem e conseguia bloquear os ataques do adversário.
Num final emocionante, o Flamengo - cuja quinteto inicial foi composto por Yago, Lucas Martinez, Marquinhos, Leo Demetrio e Hettsheimeir - passou a ter vantagem no placar novamente e soube controlar o jogo até o último segundo, conseguindo uma vitória histórica para o basquete rubro-negro, que se sagrou bicampeão das Américas: 84 a 80.
OS DESTAQUES DO FLA
Rafael Hettsheimeir - 21 pontos;
Yago Santos - 16 pontos;
Marquinhos - 15 pontos;
Luke Martinez - 12 pontos.