Esquema de segurança de Flamengo x Grêmio contará com 800 policiais
Reunião na sede da Ferj, nesta segunda-feira, definiu os esquemas de trânsito e segurança para a partida decisiva pela Copa Libertadores, no Estádio do Maracanã, nesta quarta
- Matéria
- Mais Notícias
Em reunião na sede da Ferj, nesta segunda, foram definidos os esquemas de trânsito e segurança da partida entre Flamengo e Grêmio, pela semifinal da Libertadores, na quarta-feira. Serão 800 policiais militares e 346 guardas de trânsito envolvidos na operação da partida no Maracanã. Ainda haverá bloqueios de rua a partir das 18h e barreiras de verificação de ingressos no entorno do estádio.
A expectativa é de um público superior aos 60 mil torcedores no Maracanã. A procura por ingressos foi muito grande e todos estão esgotados, segundo o site oficial do Flamengo. De acordo com o major Sílvio Luiz, comandante do BEPE, a organização está ciente do risco e preparada para impedir tentativas de invasão ao estádio, como já aconteceu na partida entre Flamengo e Independiente, da Argentina, na final da Copa Sul-Americana em 2017.
- O BEPE vai gerenciar o efetivo na parte interna e externa como um todo. Teremos o sexto batalhão fazendo o perímetro no Maracanã. Assim como o quarto batalhão terá efetivo reforçado. Todas as vias de acesso estarão cobertos. A gente calcula que o efetivo da policia militar esteja em torno de 800 policiais. É um número muito maior do que aplicamos em outros jogos da Libertadores e também do Brasileiro. Nosso objetivo principal é colocar o policiamento no solo para que somente o torcedor com ingresso acesse o estádio - afirma o major Silvio Luiz, comandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios.
Estiveram presentes Severiano Braga (Gerente de Operações de Jogos e Estádio do Flamengo e Diretor Geral do Maracanã), o major Silvio Luiz (comandante do BEPE), Marcelo Viana (Diretor de Competições da FERJ), Felipe Michel (Secretário de Qualidade de Vida e Eventos do Rio), Cláudio Varela (Promotor de Justiça do MP/RJ), Gustavo Oliveira (assessor da CET-Rio), Carlos Cristo (Subdiretor de Ordenamento da Guarda Municipal e Gutemberg de Paula (Secretário de Ordem Pública).
As conversas entre as partes já haviam começado há algumas semanas, destacou o diretor do Flamengo. A partida também servirá como um teste para a decisão da Copa Libertadores de 2020, que será no Estádio do Maracanã, como confirmou a Conmebol na semana passada.
- A partir do momento que soubemos que estávamos classificados para a semifinal da Libertadores, fizemos reuniões com os órgãos de segurança e também com a prefeitura e o governo. Todos os olhos estão virados para o Maracanã, principalmente por esse jogo e pelo estádio ser sede da final da Libertadores do ano que vem. Todos nós estamos preparados para atender os torcedores da melhor maneira - destaca Severiano Braga, Gerente de Jogos e Estádio do Flamengo.
Relacionadas
Confira outras informações importantes sobre Flamengo x Grêmio:
Metrô terá esquema especial:
O MetrôRio vai ampliar o horário de funcionamento do metrô e trens extras serão disponibilizados. Além disso, a empresa vai aumentar o número de funcionários de segurança e de bilheteria nas estações do Centro da cidade e no entorno do estádio.
O MetrôRio pede que os torcedores tentem embarcar no sistema com antecedência. As estações Maracanã e São Cristóvão vão contar com orientadores de fluxo.
Após o final do jogo, o embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
Linhas de ônibus terão trajeto alterado:
Linhas de ônibus municipais e intermunicipais terão o itinerário alterado. A lista de linhas alteradas e o trajeto de circulação estão aqui: http://bit.ly/linhasbus231019
ROTAS ALTERNATIVAS
Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:
Provenientes do Centro e Zona Sul
• Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
• Para Vila Isabel e Grajaú utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
• Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.
Provenientes do Grande Méier
• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
MORADORES DO ENTORNO
O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã - ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário - será feito acessando a Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
• Utilizar transporte público (metrô e trem) para chegada e saída do evento;
• Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios;
• Moradores deverão portar comprovante de residência.
Equipes da CET-Rio
Para atender o movimento de público esperado e minimizar os impactos no trânsito, . A operação de trânsito contará com a participação de 145 homens, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, com 10 veículos operacionais e 20 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.
Serão ainda utilizados 17 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas.
Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização de automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 5 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias